O Garoto No Convés

O Garoto No Convés John Boyne




O Garoto No Convés





Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. O episódio inspirou numerosos livros e filmes.
Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta: em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades instransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência.
O autor acrescenta novos dados e interpretações a uma história até hoje misteriosa. Sugere, por exemplo, que a receptividade sexual das nativas do Taiti pode estar na origem da insatisfação que resultou no motim. Seduzidos - ou, no caso de Turnstile, iniciados - por elas, os marujos teriam considerado intolerável a idéia de retornar para casa, o que os colocou em linha de colisão com o capitão.

Aventura / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
O Garoto no Convés
O Garoto no Convés
O Garoto No Convés

Similares

(36) ver mais
O Motim no Bounty
Os revoltosos do Bounty seguido de A serpente marinha
Les révoltés de la Bounty
A ilha de Pitcairn

Resenhas para O Garoto No Convés (134)

ver mais
Difícil de largar, difícil de esquecer
on 15/9/09


A muito tempo, quando li 'A Ilha do Tesouro' e 'Raptado', de Robert Louis Stevenson, descobri minha grande paixão: os sete mares! E quando descobri que John Boyne havia escrito um livro de um garoto navegando pelos sete mares, com certeza não poderia deixar de ler. Não esperava encontrar um livro tão bom quanto a memorável Ilha do Tesouro. Pelo visto, Robert Louis Stevenson encontrou alguém a sua altura. Em O Garoto do Convés, acompanhamos a difícil vida de John Jacob Turnstile, um gar... leia mais

Vídeos O Garoto No Convés (4)

ver mais
Book Haul de Fevereiro | Leituras de Deni

Book Haul de Fevereiro | Leituras de Deni

TAG LIVROS ÚNICOS | Elefante Literário

TAG LIVROS ÚNICOS | Elefante Literário

MELHORES E PIORES DE 2017 (até o momento) - TAG DOS 50% | @elefantelit

MELHORES E PIORES DE 2017 (até o momento) - T


Estatísticas

Desejam2.470
Trocam31
Avaliações 4.2 / 3.010
5
ranking 48
48%
4
ranking 33
33%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Maria Carolina
cadastrou em:
06/08/2009 21:42:29
Daiane
editou em:
15/06/2017 01:54:14