A Vida Íntima de Laura

A Vida Íntima de Laura Clarice Lispector


Compartilhe


A Vida Íntima de Laura





Laura, nome de música, de livro, de filme, de gente e também de... galinha. Não uma qualquer, ela é simplesmente a personagem principal de um livro de Clarice Lispector e, coitada, por causa disso terá toda a sua vida devassada. Claro, não fosse assim, não faria sentido o título se referir à "vida íntima" da protagonista. A autora começa apresentando-a como "muito da simples", que vive no quintal de Dona Luísa. Casada com o galo Luís, Laura tem uma grande qualidade: bota mais ovos em todo o galinheiro! Mas, em compensação, tem vários "defeitos". O pescoço, por exemplo, é o mais feio do mundo. A galinha é buuuuuuurra, tão burra que a autora chega a dar graças a Deus que ela não fala para não despejar obviedades por aí. Nossa personagem tem um grande medo: virar almoço. Mas, se esse destino for irreversível, que seja comida pelo craque Pelé.















A composição da "personalidade" da galinha e a "exposição" de sua vida são formas inteligentes de abordar assuntos interessantes para as crianças. Por exemplo: Laura morre de medo de morrer, mas, de alguma forma, ela entende que isso faz parte da vida e chega ao luxo de escolher uma maneira "elegante" de virar galinha ao molho pardo. Embora seja a figura central da história, ela não é uma heroína. Clarice a apresenta como uma personagem sem méritos especiais. Pelo contrário, diz que a galinha é sem graça, apressada e absolutamente comum. Mas tem uma aptidão especial, a de botar ovos. Para a criança, pode ficar uma lição preciosa: a de que é possível sobressair à custa de algum talento, qualquer um, e não pela beleza ou riqueza.















Clarice ainda dá uns pequenos toques em seus pequenos leitores. Lembra que viver apressadinho é uma grande bobagem e, após contar que no galinheiro tinha uma única galinha diferente das demais, ela arremata: "Ninguém despreza a carijó por ser de outra raça. Elas até parecem saber que para Deus não existem essas bobagens de raça melhor ou pior." A vida íntima de Laura é um livro infantil inteligente e gostoso de ser lido.

Infantil

Edições (5)

ver mais
A vida íntima de Laura
A Vida Íntima de Laura
A vida íntima de Laura
A Vida Íntima de Laura

Similares

(21) ver mais
A Bolsa Amarela
O Reizinho mandão
Histórias à Brasileira: Pedro Malasartes e outras
A mulher que matou os peixes

Resenhas para A Vida Íntima de Laura (82)

ver mais
on 4/4/21


Que lindeza ter contato com essa Clarice que também escrevia para crianças. A história é toda cheia de mensagens bacanas.... leia mais

Estatísticas

Desejam114
Trocam1
Avaliações 4.0 / 725
5
ranking 40
40%
4
ranking 33
33%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

19%

81%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR