Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo


Compartilhe


Olhos d'água





Em "Olhos d’água" Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.

Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida? Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”.

Em "Olhos d’água" estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.

Conceição Evaristo é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Olhos d

Similares

(30) ver mais
Poemas da recordação e outros movimentos
Insubmissas Lágrimas de mulheres
Becos da Memória
Ponciá Vicêncio

Resenhas para Olhos d'água (36)

ver mais
Real e intenso
on 10/12/15


Olhos d'água é uma obra que faz jus ao título. Conceição Evaristo consegue, em textos de leitura rápida e fluida, nos transportar para um universo de vivências em que vida e morte são postas lado a lado e nos mostra o quão frágil é a vida da população pobre, negra e periférica. São histórias que podem ser reais, e que devem acontecer todos os dias com pessoas que são "invisíveis" para a sociedade em geral e não sai nos jornais e nas gandes mídias, não causam comoção, não são sequer com... leia mais

Vídeos Olhos d'água (9)

ver mais
Olhos D'água - Conceição Evaristo

Olhos D'água - Conceição Evaristo

Resenha #79 Olhos D'água, de Conceição Evaristo | Ressaca da vida!

Resenha #79 Olhos D'água, de Conceição Evaris

Leituras de Março 2018

Leituras de Março 2018

08 autoras negras que você precisa conhecer | Especial Mês da Mulher | Passos entre Linhas

08 autoras negras que você precisa conhecer |


Estatísticas

Desejam340
Trocam2
Avaliações 4.4 / 1.287
5
ranking 56
56%
4
ranking 31
31%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

23%

77%

EvertonAC
editou em:
09/12/2016 13:22:23