O país do Carnaval

O país do Carnaval Jorge Amado


Compartilhe


O país do Carnaval





Romance de estreia, escrito quando Jorge Amado tinha dezoito anos, O país do Carnaval (1931) é, apesar do título irônico, mais sombrio e introspectivo que a maioria dos livros que fizeram dele o ficcionista mais popular da literatura brasileira.
A narrativa começa no navio que traz de volta ao Brasil o jovem filho de fazendeiro Paulo Rigger, depois de sete anos em Paris, onde cursara direito e absorvera comportamentos e ideias modernas. Nos primeiros dias que passa no Rio de Janeiro, Rigger tenta compreender um país onde já não se sente em casa, um país que tenta timidamente superar seu atraso oligárquico e ingressar na era industrial e urbana.
De volta a Salvador, ele participa de um grupo de poetas fracassados e jornalistas corruptos que giram em torno do cético Pedro Ticiano, cronista veterano. Todos se sentem insatisfeitos e buscam um sentido para a existência: no amor, no dinheiro, na política, na vida burguesa ou na religião. Nesse romance de geração, as dúvidas e angústias dos personagens espelham a situação do país, que naquele momento passava pela Revolução de 30 e procurava redefinir seus rumos.

Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
O País do Carnaval
O país do Carnaval
O país do Carnaval
O País do Carnaval

Similares

(7) ver mais
Cacau
Mundo Cão
Dona Flor E Seus Dois Maridos
A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Resenhas para O país do Carnaval (20)

ver mais
Às avessas
on 12/9/11


Entendedor ou não da obra de Jorge Amado, um leitor que lhe conheça somente a fama das personagens, uma ou outra adaptação seja televisiva, seja cinematográfica, ou mesmo apenas as por vezes sugestivas (quando não apelativas) capas de suas edições, esse leitor, desavisado ou profundo estudioso, pouco se surpreenderá em descobrir que o primeiro romance do escritor baiano foi chamado "O país do Carnaval". Os quitutes, os bobós de camarão, as moquecas de peixe, os temperos e aromas, a ub... leia mais

Vídeos O país do Carnaval (3)

ver mais
O País do Carnaval

O País do Carnaval

O PAÍS DO CARNAVAL, DE JORGE AMADO (#115)

O PAÍS DO CARNAVAL, DE JORGE AMADO (#115)

#AmandoJorge O País do Carnaval - Jorge Amado

#AmandoJorge O País do Carnaval - Jorge Amado


Estatísticas

Desejam124
Trocam11
Avaliações 3.6 / 519
5
ranking 22
22%
4
ranking 32
32%
3
ranking 33
33%
2
ranking 11
11%
1
ranking 2
2%

36%

64%

Lia
cadastrou em:
09/01/2009 16:40:42
Reinaldo Valdez
editou em:
07/07/2016 21:10:10