Cacau

Cacau Jorge Amado


Compartilhe


Cacau





Esta saga da zona cacaueira, escrita na juventude de Jorge Amado em 1934, surpreendeu a crítica e os leitores da época pelo frescor de sua linguagem e pela crueza com que denunciava as duras condições de vida dos trabalhadores rurais do sul da Bahia.

Segundo livro de Jorge Amado, Cacau é narrado em primeira pessoa por um lavrador, filho de industrial decaído, que trabalhara brevemente como operário fabril. O pequeno romance é a saga de uma tomada de consciência social e política. Atesta o clima de polarização ideológica da época em que foi escrito e o entusiasmo revolucionário de seu jovem autor.

Cacau inaugura também um dos veios mais ricos da literatura de Jorge Amado, o dos livros dedicados à rica e sangrenta história da região cacaueira da Bahia, imortalizada em obras como Terras do sem-fim; São Jorge dos Ilhéus; Gabriela, cravo e canela e Tocaia Grande.

Neste apaixonado livro de juventude, com um vigor e uma urgência que o tornam encantador, encontramos alguns dos méritos mais louvados do autor, como o apurado ouvido para a fala popular; o trânsito pelos vários registros do discurso, do mais formal ao mais coloquial; o caloroso afeto por suas criaturas.

Livro de denúncia e esperança, anuncia o grande romancista que conquistaria os leitores do Brasil e do mundo nas décadas seguintes.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (8)

ver mais
Cacau
Cacao
Cacau
Cacau

Similares

(13) ver mais
Capitães da Areia
Terras do Sem Fim
São Jorge dos Ilhéus
Gabriela Cravo e Canela

Resenhas para Cacau (52)

ver mais
on 21/11/20


Esse título de Jorge Amado traz ao leitor a realidade das fazendas e roças de cacau na Bahia. A história se passa há quase um século e mesmo assim, retrata a realidade atual de muitos brasileiros. Uma leitura extremamente válida e que mostra como os "donos do poder" exploravam e ainda exploram uma grande parcela da sociedade. Recomendo a leitura.... leia mais

Vídeos Cacau (2)

ver mais
CACAU; DE JORGE AMADO |23|

CACAU; DE JORGE AMADO |23|

#AmandoJorge Cacau - Jorge Amado

#AmandoJorge Cacau - Jorge Amado


Estatísticas

Desejam141
Trocam15
Avaliações 3.9 / 934
5
ranking 31
31%
4
ranking 37
37%
3
ranking 27
27%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Thiago Martins
cadastrou em:
19/03/2018 19:44:04
Alê | @alexandrejjr
editou em:
11/01/2022 17:16:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR