As homossexualidades na Psicanálise

As homossexualidades na Psicanálise Marco Antonio Coutinho Jorge


Compartilhe


As homossexualidades na Psicanálise


na história de sua despatologização




O marco histórico ocorrido em 28 de junho de 1969 conhecido como Stonewall foi o inicio do combate à homofobia e é a linha de base para o livro Homossexualidades na Psicanálise. Hoje, mais de quarenta anos após o Stonewall, podem-se notar mudanças quanto à liberdade de expressão da homossexualidade, embora ainda existam muitos preconceitos e atos de agressão em torno do homossexual. É constatado que o maior índice de depressão e até mesmo de suicídios está vinculado a pessoas que se relacionam com parceiros do mesmo sexo.

O intuito deste livro, com base nas obras de Freud e Lacan, é levar aos psicanalistas uma abordagem, sem preconceitos, com uma visão crítica, da forma como alguns profissionais tratam a homossexualidade como uma patologia, porém esse conceito de patologia é errado, e a abordagem não deve ser feita, visando excluí-la. Homossexualidades na Psicanálise, de autoria dos psiquiatras Antonio Quinet e Marco Antonio Coutinho Jorge, com a colaboração de Luciana Marques, mostra o quanto a psicanálise contribuiu e vem até hoje contribuindo para a transformação da cultura quanto à liberdade das sexualidades e, por consequência, da homossexualidade.

Agora em nova edição pela Atos & Divãs, este livro aborda de forma ampla as homossexualidades na Psicanálise na história de sua despatologização a partir de uma leitura da obra de Sigmund Freud e do ensino de Jacques Lacan, abordando sua ética, seus conceitos e denunciando seus desvios e preconceitos, tendo por base a clínica do sujeito do inconsciente e a diversidade de sua escolhas sexuais.

Psicologia

Edições (2)

ver mais
As homossexualidades na Psicanálise
As Homossexualidades Na Psicanálise.

Similares


Resenhas para As homossexualidades na Psicanálise (1)

ver mais
Instigante e complexo
on 1/6/21


Leitura muito instigante, que aborda a homossexualidade a partir de diferentes pontos de vista psicanalíticos. Os capítulos que abordam aspectos históricos e também estudos de caso foram os que mais gostei.... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 9
5
ranking 44
44%
4
ranking 44
44%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

MarianaFestucci
cadastrou em:
14/02/2015 23:16:54
Tiago Conejo
editou em:
30/09/2020 16:37:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR