Os jovens e a leitura

Os jovens e a leitura Michèle Petit




Os jovens e a leitura


Uma nova perspectiva




Quer se trate de romances policiais, tratados de filosofia ou manuais agrícolas, ler é quase sempre uma atividade solitária que implica, paradoxalmente, uma abertura para a linguagem do outro. Nas quatro conferências aqui reunidas, a antropóloga Michèle Petit - pesquisadora do Laboratório de Dinâmicas Sociais e Recomposição dos Espaços, do CNRS, da França - discorre de forma extremamente inovadora sobre as múltiplas dimensões envolvidas na experiência da leitura.

Partindo de dezenas de entrevistas com leitores da zona rural e jovens de bairros marginalizados na periferia das grandes cidades francesas, bem como do testemunho de escritores e suas obras, a autora demonstra - com exemplos que se adequam perfeitamente à sociedade brasileira - a importância das bibliotecas públicas e de bibliotecários, mediadores de leitura e educadores de modo geral na luta contra os processos de exclusão e segregação.

Sem receitas mágicas, mas com profundo conhecimento de causa, Petit ilumina por vários ângulos as relações entre os jovens e o livro no mundo globalizado, apostando no papel fundamental que a leitura pode representar para a construção e reconstrução do sujeito, particularmente em contextos de crise ou de grande violência social.

"No momento em que a leitura está em pauta em diferentes agendas brasileiras, este livro não poderia ser mais oportuno." (Marisa Lajolo)

Sobre o autor

Michèle Petit é antropóloga, pesquisadora do Laboratório de Dinâmicas Sociais e Recomposição dos Espaços, do Centre National de la Recherche Scientifique, na França, no qual ingressou em 1972. Desde 2004 coordena um programa internacional sobre "a leitura em espaços de crise", compreendendo tanto situações de guerra ou migrações forçadas como contextos de rápida deterioração econômica e grande violência social.

Com obras traduzidas em vários países da Europa e da América Latina, Michèle Petit já lançou no Brasil Os jovens e a leitura (2008, Selo "Altamente Recomendável" da FNLIJ) e A arte de ler ou como resistir à adversidade (2009), ambos pela Editora 34.

Educação

Edições (1)

ver mais
Os jovens e a leitura

Similares

(8) ver mais
A arte de ler
A formação do leitor literário
A leitura
Teoria e prática da formação do leitor

Resenhas para Os jovens e a leitura (2)

ver mais
Excelente
on 21/1/15


Petit (2008) escreve como se estivesse falando para uma plateia, e de fato o livro é o resultado de suas palestras na Colômbia. A antropóloga dedica-se a compreender a intersecção entre os jovens (principalmente os marginalizados ou moradores de bairros difíceis) e a leitura. Observa nesse texto maravilhoso de ler, como a leitura de livros pode transformar a vida desses jovens. Pode lhes auxiliar na construção de sua identidade, liberdade e autonomia. Pode lhes proporcionar um novo... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam1
Avaliações 4.4 / 76
5
ranking 51
51%
4
ranking 34
34%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

26%

74%

clandestini
cadastrou em:
24/08/2009 12:47:04
Paulinha
editou em:
17/04/2017 19:36:07