Histórias que os jornais não contam

Histórias que os jornais não contam Moacyr Scliar


Compartilhe


Histórias que os jornais não contam





A ficção frequentemente tira suas idéias da vida real, partindo do fato para inventar uma história. As situações mais comuns ganham novo sentido quando narradas através dos olhos dos personagens. Um bom escritor sabe buscar nas entrelinhas a relevância de um episódio aparentemente pouco importante quando visto por outro ângulo.



Quando caem os limites entre imaginação e realidade, até notícias de jornal servem de inspiração. Essa é a proposta da coluna que Moacyr Scliar escreve desde 1993 no caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, a partir de matérias da própria Folha. Histórias que os jornais não contam é uma seleção de 54 desses textos, publicados entre 2004 e 2008.



Algumas das histórias que servem de ponto de partida são curiosas, até bizarras, como a do casal cujo casamento acaba ao descobrirem que flertavam um com o outro na internet, a do cadáver que viajou de primeira classe, ou a do homem casado com uma personagem de desenho animado.



Outras talvez nem chamassem a atenção em uma leitura superficial. Mas Scliar, com seu estilo leve e sutil, sempre consegue extrair algo inesperado da sua matéria-prima.



Histórias que os jornais não contam dá espaço para a crítica social, o comentário político, o humor puro e simples, e também para momentos de gentileza surpreendente.



Realidade e ficção, juntas, revelam o lado fascinante do cotidiano, nas palavras de umdos maiores escritores brasileiros.



http://www.historiasnaocontadas.com.br

Edições (2)

ver mais
Histórias que os jornais não contam
Histórias que os jornais não contam

Similares

(1) ver mais
Historias que os Jornais Não Contam

Resenhas para Histórias que os jornais não contam (8)

ver mais
on 10/9/20


Histórias criativas e bizarras.... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam18
Avaliações 3.6 / 177
5
ranking 20
20%
4
ranking 37
37%
3
ranking 34
34%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

28%

72%

O Leitor Voraz
cadastrou em:
24/08/2009 19:06:36