Umbigo sem fundo

Umbigo sem fundo Dash Shaw


Compartilhe


Umbigo sem fundo





Casados há quarenta anos, Maggie e David Loony decidem se separar. Vivendo isolados numa casa de praia, afastados dos filhos, os dois anunciam que não se amam mais. A notícia inesperada é motivo para a família se reunir depois de muito tempo, e pela última vez.

Como fantasmas se arrastando silenciosamente pela casa, Maggie e David não amenizam o sofrimento dos filhos com desculpas ou explicações; apesar da dor escancarada, estão convictos sobre o divórcio.

Dennis, o mais velho, inicia uma procura alucinada por pistas que o ajudem a entender os motivos da separação. Passa os dias revirando baús empoeirados, arrastando-se por túneis escondidos pela casa e decifrando cartas antigas trocadas pelos pais. Na tentativa de encontrar respostas para suas angústias, ele se vê obrigado a refletir sobre seu próprio casamento.

Claire, a filha do meio, aceita com calma a separação. No entanto, essa aparente tranquilidade esconde uma mãe temerosa, aflita com tudo que diz respeito à filha, Jill. Os dias na casa da infância servirão para que ela se reaproxime da adolescente. É o caçula Peter, no entanto, quem melhor representa o lado disfuncional da família Loony - os "Loony Buraco Negro", em que "cada membro é uma entidade flutuante e separada dos outros membros". Solitário, ele se considera o "clichê do caçula", um estranho para o resto da família. Retratado como um sapo, vive numa luta infinita contra a insegurança paralisante.

Escrito quando Dash Shaw tinha 23 anos, Umbigo sem fundo narra com maturidade surpreendente - e uma boa dose de humor - os conflitos individuais e familiares dos Loony que vêm à tona com o divórcio.

Há muitas coisas para gostar em Umbigo sem fundo: diálogos realistas, uma ligação emocional entre os personagens, desenhos com um vigor maravilhoso [...] A maioria das decisões criativas de Shaw [...] deixa o leitor simplesmente maravilhado com seu trabalho." – The New York Times

Umbigo sem fundo se tornou o romance gráfico do ano, combinando exuberância juvenil, uma narrativa inteligente e experimentações visuais. – New York Magazine

HQ, comics, mangá

Edições (1)

ver mais
Umbigo sem fundo

Similares

(17) ver mais
Retalhos
Aos Cuidados De Rafaela
Talco de Vidro
Pagando por Sexo

Resenhas para Umbigo sem fundo (22)

ver mais
Complexo mundo de Dash Shaw
on 19/9/09


Se Retalhos é o quadrinho perfeito para fazer alguém que subestima quadrinhos a se interessar, Umbigo sem fundo é quadrinho para afastar alguém devisado. Longe de ser ruim, é uma história bem simples retratada de maneira complexo pelo jovem Dash Shaw, cujo trabalho também pode ser conferido em www.dashshaw.com, em suas hq's digitais. Você é lançado de maneira analítica a vida dos Loony, Malucos em inglês, um família que olhando atentamente é muito parecida com qualquer uma. Após um bre... leia mais

Estatísticas

Desejam260
Trocam2
Avaliações 4.2 / 561
5
ranking 43
43%
4
ranking 36
36%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Roderick
cadastrou em:
06/09/2009 19:33:59
Jenifer
editou em:
24/07/2019 15:37:12