Contando histórias em versos

Contando histórias em versos Bráulio Tavares


Compartilhe


Contando histórias em versos


Poesia e Romanceiro Popular no Brasil




É em tom de conversa, inteligente e bem-humorada, que Braulio Tavares explica neste livro as noções fundamentais da poesia. Resultado de várias oficinas literárias ministradas pelo autor no Teatro Brincante, em São Paulo, Contando histórias em versos também introduz o leitor, com a mesma leveza, no universo da poesia narrativa e da literatura de cordel brasileira.

O livro se divide em três partes. Na primeira, são apresentados os principais elementos da linguagem poética: o ritmo, as rimas, os vários tipos de verso, as formas fixas, os esquemas métricos, o jogo das ideias e das imagens. A segunda parte aborda a poesia narrativa, isto é, textos que contam uma história em forma de versos, com destaque para o capítulo que ensina "Como contar uma história". A terceira e última parte apresenta um painel introdutório da literatura de cordel brasileira: suas origens, sua estrutura, o desenvolvimento do cordel ao longo do tempo e análises de textos exemplares dessa tradição.

Utilizando textos das mais diferentes tradições literárias, de Drummond, Bandeira e João Cabral até a música popular ou mesmo uma piada da Internet, Contando histórias em versos: poesia e Romanceiro Popular no Brasil convida o leitor a conhecer um pouco mais sobre o universo da literatura escrita e oral, e pode ser uma importante ferramenta tanto para professores e alunos em atividades na sala de aula, quanto para leitores e escritores iniciantes de qualquer idade.



Sobre o autor

Braulio Tavares nasceu em Campina Grande, PB, em 1950, e mora desde 1982 no Rio de Janeiro. Além de romances e contos, publicou também vários folhetos de cordel e livros de poemas, entre eles A Pedra do Meio-Dia, ou Artur e Isadora (Editora 34, São Paulo, 1998), O homem artificial (Sette Letras, Rio de Janeiro, 1999) e Os martelos de Trupizupe (Engenho de Arte, Natal, 2004).

Compositor de música popular e dramaturgo, organizou também a antologia dos folhetos do cordelista Raimundo Santa Helena (Hedra, São Paulo, 2003), entre outras coletâneas, e mantém uma coluna diária sobre cultura no Jornal da Paraíba. Entre seus livros destaca-se Lampião e Lancelote (2006), que ele mesmo escreveu e desenhou, premiado no Salão Internacional de Bolonha de 2007.

Edições (1)

ver mais
Contando histórias em versos

Similares


Resenhas para Contando histórias em versos (1)

ver mais
on 22/1/13


Em "Contando histórias em versos" o autor paraibano Braulio Tavares nos mostra, dentre tanto, o lado B da poesia, - nomeado aqui de tal forma por esse ser comumente o aspecto secundário, e não de menor importância, a ser observado na leitura de versos-, a técnica. Técnica composta por elementos como a sonoridade/ritmo com a rima e a métrica, as formas fixas, os tipos de verso (longo, curto, livre) e ainda os jogos de imagem e ideia, que possibilitam um arranjo criativo e uma estrutur... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam2
Avaliações 4.1 / 14
5
ranking 50
50%
4
ranking 14
14%
3
ranking 36
36%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Vivi
cadastrou em:
19/09/2009 19:33:06