Marca de Empreendedores: A História do Grupo Ultra

Marca de Empreendedores: A História do Grupo Ultra Francisco Maria Pires Teixeira

Compartilhe


Marca de Empreendedores: A História do Grupo Ultra





Grupo Ultra (Ultragaz, Ipiranga, Oxiteno, Ultracargo)



Ernesto Igel funda a Companhia de Gás a Domicílio- futura Companhia Ultragaz - utilizando cilindros de gás adquiridos da Companhia Zeppelin e introduz na vida brasileira o GLP como gás de cozinha. O fogão a gás passa a substituir os tradicionais a lenha e, em menor escala, os fogões a álcool, querosene e gás de carvão mineral.

Em 1966, a demanda no mercado por serviços de alta qualidade e segurança leva à criação da atual Transultra, empresa especializada no transporte rodoviário e armazenamento de produtos químicos e petroquímicos. Doze anos depois, foi fundado o Tequimar, que passou a responder pela área de armazenamento. 1970 - Criação da Oxiteno S.A. – A Ultrapar inicia sua participação na construção de um parque industrial nacional no setor petroquímico. A unidade, localizada no Pólo Petroquímico de Mauá (SP), é pioneira na produção de óxido de eteno e seus derivados no Brasil. A Ultrapar expande seus negócios no setor Petroquímico e de Distribuição de GLP através de aumentos de capacidade produtiva e aquisições, e vende negócios não prioritários, tais como Ultrafértil,Ultralar e Ultratec Engenharia.

A Ultrapar consolida o foco de sua operação em torno dos três negócios principais - distribuição de GLP, produção de químicos e petroquímicos e logística de produtos químicos e combustíveis. Em 1997 a Ultrapar introduz o Ultrasystem e finaliza a expansão das plantas da Oxiteno no Pólo Petroquímico de Camaçari (BA).

Em 06 de outubro de 1999 a Ultrapar conclui a Oferta Pública Inicial (IPO) de ações preferenciais passando a ter suas ações negociadas na Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo e na Nyse - New York Stock Exchange. A Ultrapar investe na expansão de suas operações e na modernização de seus ativos.

Dando continuidade ao processo de abertura de capital da empresa, a Ultrapar concede em 2000, através de um acordo de acionistas, o direito de Tag Along a 100% do valor da oferta de compra a todos os seus acionistas. Em 2002 a Ultrapar realiza uma de Reestruturação Societária. Tal reestruturação consistiu na incorporação da Gipóia Participações S/C Lt da. pela Ultrapar, e na incorporação de ações de emissão da Oxiteno pela Ultrapar. Com a conclusão desta operação a Ultrapar passou a deter 100% da Oxiteno S.A. Ind. e Com. e 100% da Ultragaz Participações.

Em 2003 a Ultrapar adquire a operação de distribuição de GLP da Royal Dutch/Shell N.V. no Brasil– Shell Gás, alcançando a liderança no mercado de GLP. Em 2003 a Ultrapar conclui também a compra da divisão química do Grupo Berci (CANAMEX), empresa mexicana de especialidades químicas, marcando o início das operações da Oxiteno México.

Em 2004, os acionistas da Ultra S.A, controladora da Ultrapar, assinam um Acordo de Acionistas, visando fundamentalmente a manutenção do bloco de controle. Em dezembro de 2004, a Igel Participações e a Avaré Participações, holdings que compartilhavam o controle da Ultra S.A. foram extintas.

Em abril de 2005, a Ultrapar concluiu uma oferta secundária e primária de ações preferenciais no montante total de R$ 362 milhões, incluindo lote suplementar (greenshoe), que resultou em um acréscimo de 51% no free-float total da companhia, passando este de 26% para 39% do capital total, a base acionária da companhia também apresentou acréscimo significativo, com aproximadamente 1.800 novos investidores. Em julho de 2005 iniciaram-se as operações do Terminal Intermodal de Santos (TIS), a segunda instalação portuária da Ultracargo a integrar os sistemas rodoviário, ferroviário e marítimo.

Em Em 2006, a Ultrapar deu mais um importante passo no aprimoramento de sua governança corporativa, designando pessoas diferentes para as funções de Presidente Executivo e Presidente do Conselho de Administração. Em outubro foi anunciada a sucessão de Paulo G. A. Cunha, que passou a se dedicar exclusivamente à Presidência do Conselho de Administração, função que acumulava desde 1998. Como consolidação desse processo, o cargo de Diretor Presidente da Ultrapar passou a ser ocupado por Pedro Wongtschowski, que assumiu a responsabilidade de continuar conduzindo os negócios da Ultrapar com crescimento sustentável. Na Ultragaz, em 2006 teve início um programa de aprimoramento da estrutura de distribuição, que resultou em significativas melhorias nas operações da empresa e em seus resultados.

A internacionalização da Oxiteno, já iniciada com resultados positivos no México, com as operações da Canamex se estendeu em 2006 com a inauguração do escritório comercial na Argentina e em 2007 nos EUA.Em março de 2007 a Ultrapar, que já era líder da distribuição de GLP através da Ultragaz ampliou a sua posição no setor com a aquisição dos negócios de distribuição de combustíveis nas regiões Sul e Sudeste do Grupo Ipiranga. A Ultrapar tornou-se vice-líder no mercado brasileiro e assumiu uma das 10 dez marcas mais valiosas do Brasil

Em abril de 2007 a Ultrapar anunciou a aquisição dos ativos operacionais de sulfatados/sulfonados da Unión Química S.A. de C.V. no México, direcionados principalmente aos segmentos de cosméticos e detergentes, consolidando a posição de líder na venda de especialidades no mercado mexicano. Em maio de 2007 a Ultracargo avançou em sua estratégia de ser reconhecida como o maior e mais completo provedor logístico para granéis especiais ao adquirir a Petrolog - empresa de operações de logística in-house.Também em 2007 a Ultrapar realizou a aquisição da Ipiranga (DPPI), adquirinda a distribuição de combustiveis no SUL e Sudeste, e o restande ficando em poder da BR distribidora (Petrobrás). Em 2008 a Ultrapar anuncia a aquisição da Texaco distribuidora e também através da Ultracargo anuncia a aquisição da União Terminais. Hoje o Grupo Ultra tem o seu controle configurado da seguinte forma: A Ultra S/A possui 66% da Ultrapar.Seus integrantes são a familia Igel (3º e 4º geração), Ana Maria V. Igel, Paulo Cunha, Pedro Cunha, Gilberto Tamm Barcellos Correa, Christy Participações Ltda - Helinho Beltrão.( também fazem parte do bloco de controle alguns dos diretores executivos.Dentro da Ultrapar está a Ultra S/A,Grupo Monteiro Aranha,PARTH Investimentos,ULTRA - DI Participações,alem de outros. Diretoria: Pedro Wongtschowski:Diretor Presidente (CEO)

André Covre:Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Ultrapar - João Benjamin Parolin:DiretorSuperintendente Oxiteno

Pedro Jorge Filho:Diretor Superintendente Ultragaz - Leocádio de Almeida Antunes Filho:Diretor Superintendente Ipiranga Ricardo Catran:Diretor Superintendente Ultracargo

Edições (1)

ver mais
Marca de Empreendedores: A História do Grupo Ultra

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%