Ponto de fuga

Ponto de fuga Ana Maria Machado


Compartilhe


Ponto de fuga


Conversas sobre livros




Uma sedutora conversa sobre o mundo das letras em ensaios selecionados de Ana Maria Machado, cuja obra já vendeu mais de 20 milhões de exemplares.

Ponto de fuga, fruto da participação de Ana Maria Machado em eventos literários, reúne treze ensaios que mostram por que a escritora se tornou uma referência na literatura brasileira. Com mais de cem livros publicados nos últimos quarenta anos, ela não se limitou apenas ao ofício de escrever, mas dedicou boa parte de sua carreira a uma reflexão profunda e generosa a respeito dos leitores e da literatura, muitas vezes rompendo paradigmas sobre temas que pareciam consolidados. Sua obra já vendeu mais de 20 milhões de exemplares, ajudando a reposicionar o status da literatura infantil no país, e seus ensaios apontam um olhar para questões mais amplas, como as nuances do mercado editorial, o papel dos professores nas escolas, a literatura infantojuvenil e o despreparo dos professores nas redes de ensino. Engana-se, porém, quem acredita que sua crítica é desesperançosa ou pessimista. Como leitora apaixonada, Ana Maria prova, entre erros e acertos, que houve avanços importantes e que, mais do que abundância de recursos, o que está em jogo é a dificuldade de extinguir o espírito burocrático na formação do leitor. No prefácio escrito especialmente para esta edição, a professora Marisa Lajolo, doutora em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, destaca que "a autora acompanha algumas das vertentes mais sugestivas de estudos contemporâneos de leitura: lê-se hoje como se lia antigamente? Lê-se da mesma maneira diferentes tipos de livros? Qualquer leitura vale a pena? De passagem e perseguindo as questões, Ana Maria registra a multiplicação de situações de leitura em que homens e mulheres, crianças e adultos veem-se, hoje, inevitavelmente envolvidos".

Ensaios / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Ponto de fuga

Similares

(47) ver mais
Encuentros con Libros
Begegnungen mit Büchern: Aufsätze und Einleitungen aus dem Jahren 1902-1939 (Gesammelte Werke in Einzelbänden) (German Edition)
Encontro com homens, livros e países
Una historia de la lectura

Resenhas para Ponto de fuga (2)

ver mais
" O que me faz escrever para crianças não está ligado a um objetivo mercadológico que transforme o ato de criação com palavras em uma corrida em direção a determinado alvo. Claro que existe uma consciência de que há uma criança do outro lado, no momento de chegada, mas pra mim é sempre uma criança que conheço e em que penso com amor, não uma entidade abstrata caracterizada como 'faixa etária' ou 'segmento de mercado'. Para essas crianças que amo, quero contar e expressar coisas sérias ... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam1
Avaliações 4.6 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Marcos
cadastrou em:
18/12/2015 16:54:36
Alê | @alexandrejjr
editou em:
09/09/2022 14:30:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR