Querido Scott, querida Zelda

Querido Scott, querida Zelda F. Scott Fitzgerald
Zelda Fitzgerald


Compartilhe


Querido Scott, querida Zelda


As cartas de amor de Scott e Zelda Fitzgerald




Querido Scott, querida Zelda é uma coletânea da correspondência trocada pelo escritor F. Scott Fitzgerald e sua mulher, Zelda Sayre Fitzgerald. São mais de trezentas cartas e telegramas, que abrangem todo o período que passaram juntos. As primeiras cartas datam de 1918, o ano em que o casal se conheceu, e as últimas de 1940, quando Fitzgerald morreu em Hollywood, de um ataque cardíaco.

Reunida por Jackson R. Bryer e Cathy W. Barks, a correspondência dá a exata medida de como o relacionamento dos dois foi tema recorrente de boa parte da obra de Scott Fitzgerald e do único livro de Zelda, o romance Esta valsa é minha. Eles se conheceram no Alabama, terra natal de Zelda, quando o escritor, alistado no Exército, fazia treinamento na área. Casaram-se no início da década de 1920 e mudaram-se para Nova York depois do sucesso de Este lado do paraíso, primeiro romance de Fitzgerald.

Os romances seguintes, no entanto, não obtiveram o mesmo êxito. Levando uma vida perdulária, o casal se mudou diversas vezes e terminou fixando residência em Paris, em 1924. Lá, tiveram contato com escritores americanos como Gertrude Stein e Ernest Hemingway.

As cartas fornecem um quadro do panorama intelectual da era do jazz e da geração perdida e também dão conta das sucessivas brigas e reconciliações do casal e da tentativa de manter o casamento, abalado pelo alcoolismo de Fitzgerald e pelos indícios progressivos da doença mental de Zelda.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Querido Scott, querida Zelda

Similares

(8) ver mais
A Mulher Calada
A história secreta
Infância, Adolescência e Juventude
A Confissão

Resenhas para Querido Scott, querida Zelda (6)

ver mais
on 9/9/12


Basta uma menção aos nomes de Scott e Zelda Fitzgerald para que nos venham à mente os anos 20, a era do jazz, um grande romance e um afrontoso sucesso precoce com todos os perigos a ele inerentes. Os nomes de Scott e Zelda evocam táxis ao cair da noite, melindrosas, saguões luminosos de hotel, cabarés enfumaçados, conversíveis amarelos, ternos brancos, gorjetas fartas, expatriados e a nostalgia da geração perdida. ... leia mais

Estatísticas

Desejam104
Trocam2
Avaliações 4.3 / 48
5
ranking 58
58%
4
ranking 29
29%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

15%

85%

Jenifer
editou em:
07/05/2021 12:22:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR