A Linha de Sombra

A Linha de Sombra Joseph Conrad




A Linha de Sombra





"A Linha de Sombra" conta a história de um capitão de primeira viagem lançado ao mar para realizar uma travessia, a da juventude à vida madura. Não há cenário melhor do que o mar para se deixar de ser jovem, daquela maneira descuidada e ardente, nas palavras do autor, e tornar-se adulto, mais autoconsciente e pungente. O mar força a ação, querendo ou não, deve-se agir. Lidar com o vento, com a tripulação e com a própria consciência – inquiridora recorrente quando se está no meio de um oceano – são "momentos de precipitação" oportunos nesse caminho do qual se pode afastar-se, mas não escapar.



Dele não fugiu um rapaz polonês, que aos 21 anos já perdera os pais, tentara o suicídio e se aventurara em navios mercantes. Essa não é descrição de mais um personagem, mas sim do próprio autor. Conrad esteve nos lugares que descreve tão bem; conheceu figuras enigmáticas, como o capitão Gilles, paranóicas, como Mr. Burns, e prestimosas, como Gambril. E, como muitos de seus heróis, rearrumou a memória e narrou o que viu, ouviu e viveu.



Aqui não é o lugar para se ocupar de uma discussão que teóricos da literatura ainda não esgotaram em "orelhas" e livros inteiros através dos anos. Quando o assunto é ficção, dissecar as relações entre a biografia de quem escreve e o que é escrito não é tarefa simples. Mas neste caso, conhecendo a vida do moço Jósef Teodor Konrad Korzeniovski, pode-se facilmente enxergá-la na caneta do experimentado Joseph Conrad.



A respeito de "A Linha de Sombra", com 63 anos de idade, em 1920, ele mesmo disse na nota que abre a trama: ... é experiência pessoal vista em perspectiva com o olho da mente e colorida pela emoção que alguém não pode evitar de sentir pelos acontecimentos de sua vida dos quais não tem razão alguma para envergonhar-se.

Edições (5)

ver mais
A Linha de Sombra
A Linha de Sombra
A Linha de Sombra
A Linha de Sombra

Similares

(8) ver mais
Juventude
O Negro do Narciso
Lord Jim
The Confidence-Man and Billy Budd, Sailor

Resenhas para A Linha de Sombra (14)

ver mais
RITO DE PASSAGEM SEM TERRA À VISTA
on 7/9/13


Esta novela, de origem autobiográfica, relata o drama de um jovem da marinha mercante que, enquanto aguarda o retorno ao lar, em um longínquo porto na Ásia, recebe pela primeira vez uma oferta para comandar um certo navio cujo capitão morreu no mar. Eis o ponto de partida dessa quase obra-prima de Conrad, que destila no livro toda sua perícia, o seu requinte literário, e a nítida sensação de que estamos lendo sobre um tema escrito por quem sabia do que estava falando - afinal, o pró... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam23
Avaliações 3.6 / 216
5
ranking 19
19%
4
ranking 36
36%
3
ranking 34
34%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

51%

49%

Tito
cadastrou em:
13/01/2009 10:39:48