Brasileiro É Otário?

Brasileiro É Otário? Rodrigo Constantino




Brasileiro É Otário?


O alto custo da nossa malandragem




O novo livro do autor do best-seller Esquerda Caviar Com seu estilo instigante e provocador, Rodrigo Constantino enfrenta, desmonta e decompõe o mito do jeitinho brasileiro – do jogo de cintura nacional, da malandragem, da malemolência – como qualidade e marca distintiva de um povo. Neste Brasileiro é otário?, defende que aquilo de que nos ufanamos é sobretudo o que nos atrasa e inviabiliza. Como o já clássico Esquerda caviar, este livro faz, acima de tudo, crítica cultural – sem deixar de lado, claro, os aspectos políticos e econômicos que também definem nossa cultura.

Com coragem e rigor, Constantino visita as origens institucionais do país, esmiúça o patrimonialismo que fundamentou a nação, estuda o gigantismo do estado, investiga as razões de os limites entre público e privado serem tão elásticos, e expõe a maneira como esse conjunto de misérias estabeleceu um complexo ambiente de inseguranças, doentio e caríssimo, nas relações produtivas. Ao comparar – apresentando números, dados e fatos, sem misericórdia – a vida do brasileiro médio com a do equivalente americano, oferece as últimas chaves de leitura e não nos deixa alternativa senão a de encarar e responder, nós mesmos, a questão proposta pelo título.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Brasileiro É Otário?

Similares

(11) ver mais
A imaginação totalitária
Filosofia para corajosos
A Lei
10 Livros que Todo Conservador Deve Ler

Resenhas para Brasileiro É Otário? (2)

ver mais
O brasileiro é otário ou dissimulado?
on 22/5/17


Tinha tudo para ser um livro com um aspecto perturbador no bom sentido, para fazer questionarmos nossa situação enquanto povo brasileiro, com nossas peculiaridades de gente retrógrada e com viés provinciano. É sempre bom refletir sobre nossas características que geram atraso em todos os aspectos e nos colocam como eterno país em desenvolvimento. Porém, o autor perde sua credibilidade ao mostrar-se apenas mais um declarador de ódio ao PT, atribuindo a este partido todas as mazelas, acu... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam1
Avaliações 4.3 / 31
5
ranking 52
52%
4
ranking 32
32%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

74%

26%

Albert
cadastrou em:
06/07/2016 14:20:15