A Era do Escândalo

A Era do Escândalo Mário Rosa


Compartilhe


A Era do Escândalo


Lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem




Os escândalos no Brasil nunca mais serão os mesmos. Pelo menos para aqueles que tomarem contato com o conteúdo do mais novo lançamento editorial do Brasil. No livro A Era do Escândalo quem assiste aos escândalos que se multiplicam e se revezam no noticiário finalmente vai poder responder a algumas questões fundamentais: como funciona a “linha de montagem” dos escândalos na mídia e na sociedade brasileira? O que acontece nos bastidores desses eventos? O que fazer para proteger sua credibilidade numa crise? Como se preparar de forma eficiente? Quais as lições que empresas e líderes de primeira linha podem dar sobre o que viveram no olho do furacão de uma crise de imagem?
Estas e muitas outras perguntas cruciais são abordadas de maneira inédita no livro A Era do Escândalo, do jornalista e consultor de imagem Mário Rosa. É um conteúdo feito a partir de relatos de quem viveu por dentro algumas das crises de maior repercussão do Brasil. Com apresentação do publicitário Duda Mendonça e prefácio de outra fera da publicidade, Nizan Guanaes, A Era do Escândalo faz uma ampla análise das crises de imagem que abateram nomes e marcas de primeira linha do mundo político e empresarial.
O livro é dividido em 10 casos, que ensinam passo a passo como empresas como a TAM (com a tragédia do vôo 402, o maior acidente aéreo urbano da história do Brasil) superaram uma crise dessa proporção. Os detalhes de como empresas bilionárias, como Telefonica e e Telemar, enfrentaram um terremoto de imagem pública. Desfilam no livro – sempre com relatos de primeira pessoa – os testemunhos de políticos como os ex-ministros Eduardo Jorge e Alceni Guerra, personagens centrais de casos que ocuparam as manchetes dos jornais durantes semanas e meses. Um dos destaques é a inédita revelação da atriz global Glória Pires sobre como enfrentou boatos que quase destruíram sua família.
O que o médico particular do governador Mário Covas, David Uip, fez para preservar sua reputação em meio a um caso de tamanha exposição? Um dos capítulos marcantes tem como protagonista o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado do poderoso ministro José Dirceu, do presidente do Senado José Sarney, ex-sócio do atual ministro da Justiça, além de uma constelação de clientes de alto quilate. O livro traz ainda a estratégia do governo federal para enfrentar o desgaste público causado pelo apagão de 2001, como a Petrobras enfrentou o afundamento da plataforma de petróleo P-36 e outras narrativas ao mesmo tempo instigantes e reveladoras.
Num momento da humanidade em que uma informação pode varrer o mundo em poucos segundos e alcançar uma dimensão arrasadora, numa época em que literalmente qualquer um pode se ver soterrado por escândalo, cuidar da imagem tornou-se algo fundamental. O que vai garantir ou não a sobrevivência da credibilidade é a ação eficaz dos primeiros e cruciais momentos. É sobre esse desafio que A Era do Escândalo trata. Uma das lições do livro é a necessidade de pensar no pior antes que ele aconteça, mesmo fazendo tudo para que ele não venha a acontecer.
A Era do Escândalo promete balançar o mundo empresarial e político, servindo de referência para figuras públicas, profissionais da imprensa, advogados, assessores, consultores, políticos, marqueteiros e executivos. “A grande lição do livro é que já houve um tempo em que a propaganda era a alma do negócio. Nos dias atuais, a alma do negócio é a reputação”, avalia o autor Mário Rosa.
Embora reúna relatos inéditos, essa não é a única atração do livro. Outra grande novidade vem a público com a publicação de uma ampla pesquisa feita no mundo inteiro sobre os escândalos. Mário Rosa apresenta pela primeira vez uma análise do escândalo no Brasil e demonstra que os escândalos brasileiros são muito diferentes dos de outros países. O autor também põe o dedo na ferida: ele faz um raio-X do relacionamento nem sempre claro entre imprensa, ministério público e CPIs nos bastidores dos escândalos. O leitor vai poder entender, finalmente, tudo dos escândalos que não aparece nos jornais.

História / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Era do Escândalo

Similares

(1) ver mais
Rio sem Lei

Resenhas para A Era do Escândalo (4)

ver mais
Essencial para quem lida com comunicação
on 18/1/21


Hoje vamos falar sobre uma aula de gerenciamento de crise, um livro que assessores de imprensa, relações públicas, CEOs de empresas e, principalmente, seus porta-vozes, deveriam ler. A edição que eu li tem prefácio de Nizan Guanaes e um segundo prefácio do próprio autor. O livro é composto por 14 capítulos + bibliografia e índice remissivo. São várias histórias de empresas, celebridades e profissionais da comunicação que contam como passaram pelas maiores crises de suas vidas. Alguns... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam6
Avaliações 3.9 / 89
5
ranking 29
29%
4
ranking 40
40%
3
ranking 22
22%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

28%

72%

mlazari
cadastrou em:
13/01/2009 17:40:33
Marcos
editou em:
09/03/2015 13:32:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR