Austerlitz

Austerlitz W. G. Sebald


Compartilhe


Austerlitz





Obra-prima de W. G. Sebald e um dos grandes romances deste século, Austerlitz é a crônica de um homem em busca de sua biografia. Vagando pela Europa ao sabor do horário dos trens e da erudição acadêmica, o professor Jacques Austerlitz mal suspeita que está a ponto de encontrar seus próprios passos perdidos em outro país e em outra época.

O professor Jacques Austerlitz explora a estação ferroviária de Liverpool Street, em Londres, coletando material para suas pesquisas, quando é subitamente tomado por uma visão retrospectiva que talvez o ajude a explicar, não tanto a arquitetura da era capitalista, seu campo de estudos, mas sim o sentimento incômodo de ter vivido sempre uma vida alheia. A partir dessa experiência, suas andanças pelas ilhas britânicas e pelo continente europeu, sua mania fotográfica e sua memória minuciosa ganham ímpeto bem mais que acadêmico: Austerlitz passa a reconstruir a própria história, descobrir a própria biografia.

Para cumprir essa tarefa - ou esse destino - o herói do romance terá de ir e vir entre várias décadas, muitos países e os cenários mais díspares: um lar protestante no interior de Gales, um internato britânico, uma biblioteca em Paris, fortificações, palácios, campos de concentração, monumentos e banheiros públicos.

No fim dessa viagem - que converterá a biografia mais íntima do professor inglês em cifra da história européia no século XX -, está o momento em que tudo começou, com outros nomes, em outra língua, numa outra estação ferroviária, quando os horrores da Segunda Guerra e do Holocausto começavam a se anunciar.

Explorando temas como a perda, o desolamento e a inquietude mental, e misturando gêneros como as memórias, a história e a literatura de viagem, a prosa de Sebald foi imediatamente saudada no mundo todo por desafiar os limites da ficção. Como em todos os seus romances, o texto de Austerlitz é também costurado por uma série de fotografias quase enigmáticas: objetos, cartões-postais e lugares não identificados não são meras ilustrações da história - através delas, o autor parece sugerir algo mais.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Austerlitz
Austerlitz
Austerlitz

Similares

(3) ver mais
Stiller
Sátántangó
The Melancholy of Resistance

Resenhas para Austerlitz (10)

ver mais
on 18/10/23


Para dar vida ao Holocausto através de seus personagens Sebald utiliza uma consideração especial dos locais físicos de memória. O narrador relata sobre Austerlitz que ele reinterpretou em mais de uma dezena de complexos objetos ou suas fotos, ao descrever esta estética, que vai além da observação exclusiva da história da arte e integra histórias individuais de sentimentos e sofrimentos, em uma metafísica da história. Austerlitz ilustra os traços de dor que percorrem a história num p... leia mais

Estatísticas

Desejam102
Trocam1
Avaliações 4.3 / 123
5
ranking 52
52%
4
ranking 29
29%
3
ranking 16
16%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

48%

52%

Helena
cadastrou em:
13/01/2009 18:59:43
Jenifer
editou em:
26/11/2021 23:02:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR