Nascido Em Um Dia Azul

Nascido Em Um Dia Azul Daniel Tammet


Compartilhe


Nascido Em Um Dia Azul


Por Dentro da Mente de um Autista Extraordinário




Essa é a história de Daniel Tammet: autista, gênio da matemática, recordista na aprendizagem de idiomas estrangeiros e uma das chaves para entendermos o funcionamento do cérebro humano.

Esse livro de memórias, que revela a maneira de pensar de um autista fenomenal, conquistou o 2º lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Daniel Tammet é considerado por cientistas uma das chaves para compreender o funcionamento da mente. Gênio da matemática, campeão de xadrez e recordista na aprendizagem de idiomas, esse inglês de 27 anos é capaz de aprender línguas estrangeiras em uma semana, ou de memorizar e recitar 22.514 casas decimais do número pi diante de uma platéia de acadêmicos, em Oxford.



Mas em Nascido em um dia azul o autor relembra sua confusa e dolorosa infância, quando se sentia isolado e limitado pela incapacidade social que marca pessoas como ele ? um portador da síndrome de savant e da síndrome de Asperger. Crianças com esses distúrbios têm dificuldades de relacionamento, de compreender frases ou piadas de duplo sentido, de captar nuances emocionais do comportamento humano, ou de dirigir automóveis.



Apesar dessas limitações, ele se tornou professor de línguas estrangeiras, é atração de programas de televisão e de universidades com suas habilidades singulares para fazer cálculos com velocidade, graças à forma especial como consegue lidar com números. Assim como o personagem de Dustin Hoffman no filme Rain Man, Daniel dá lições de superação, engajamento social e afetivo, raras para um jovem nas suas condições.



Acredita-se que seu desenvolvimento tenha sido facilitado pelo estímulo recebido no relacionamento com seus oito irmãos e com pais amorosos e tranquilizadores. O fato é que o fenômeno do cérebro de Daniel é hoje pesquisado pelo neurocientista V.S. Ramachandran, diretor do Centro do Cérebro, na Universidade da Califórnia. Sua vida, narrada neste relato pleno de poesia e entusiasmo, se tornou tema do documentário The Boy with the Incredible Brain, destaque na televisão britânica.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Seleções de Livro
Nascido Em Um Dia Azul

Similares

(10) ver mais
O estranho caso do cachorro morto
Olhe Nos Meus Olhos
Miss Dreamsville and the Lost Heiress of Collier County
Somos Todos Extraordinários

Resenhas para Nascido Em Um Dia Azul (13)

ver mais
Maravilhoso e real.
on 3/10/11


"Eu, particularmente, gostei bastante desse livro. Eu não tinha a intenção de comprá-lo mas depois de uma amiga minha falar tanto nele.. decidi dá-lo uma chance. E não me arrependi! Eu posso dizer que, de fato esse foi o livro que eu mais aprendi lendo. Além de se aprofundar bastante no universo do autor, já que é a história do próprio. Adorei a história, e adorei a ideia de ele ter escrito um livro, por que a vida dele, realmente, é digna de um belo livro, como foi esse. Um savant inc... leia mais

Estatísticas

Desejam330
Trocam3
Avaliações 4.2 / 211
5
ranking 51
51%
4
ranking 27
27%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

18%

82%

nath*
cadastrou em:
13/01/2009 19:38:02
Vivi
editou em:
18/03/2016 15:21:52
Vivi
aprovou em:
18/03/2016 15:21:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR