O Século do Vento

O Século do Vento Eduardo Galeano


Compartilhe


O Século do Vento


Memória do Fogo (III)




O Século do Vento encerra a trilogia Memória do Fogo. Revive para o leitor a história densa e vibrante da América, sobretudo da América Latina de 1900 a 1984, contada com originalidade através de pequenas notas cronológicas, desde ocorridos em pequenas aldeias até nas grandes cidades. Forma-se um mosaico de luta e de opressão, de rebeldia sem fim. O livro mostra que, desde cedo, o imperialismo norte-americano dominou minas e plantações, organizou massacres e contra-revoluções, patrocinou golpes e ditadores-generais tão sanguinários quanto servis, em todos os recantos da América Latina. Homens como Zapata, Pancho Villa, Sandino, Farabundo Marti, Che Guevara, Fidel Castro e outros protagonizaram movimentos em que camponeses, índios, proletários e intelectuais insurgiram-se, revolucionários, contra as garras que asfixiavam a liberdade e os direitos do povo.



Mas a América também é retratada pelo seu lado de emoção e sonho na arte de Diego Rivera e Orozco, na música de Gardel, Louis Armstrong e Chico Buarque, nas palavras inconformadas de Garcia Marques, John Reed e Pablo Neruda, na ousadia da vida de Isadora Duncan, Evita Perón e Olga Benário.



Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, misturou história, documento e poesia em O Século do Vento. O resultado só pode apaixonar aqueles que buscam identificar-se com a tragédia e a grandeza que envolvem povos e nações latino-americanas.


História

Edições (4)

ver mais
Memória do Fogo
O Século do Vento
O Século do Vento
O Século do Vento

Similares

(11) ver mais
Nascimentos
As Caras e as Máscaras
A Descoberta da América
Diários da Descoberta da América

Resenhas para O Século do Vento (2)

ver mais
Galeno faz a história das Américas, nos últimos 500 anos, arrasar, como um furacão, a
on 6/1/24


Galeno faz a história das Américas, nos últimos 500 anos, arrasar, como um furacão, as nossas vidas. Porém, ele nos traz a oportunidade de reconstrução. Será que saberemos construir, sobre esses escombros, uma casa mais sólida, justa e solidária? ... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 4.6 / 55
5
ranking 67
67%
4
ranking 24
24%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Marcos Faria
cadastrou em:
07/08/2012 10:20:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR