Os Segredos da Capela Sistina

Os Segredos da Capela Sistina ROY DOLINER




Os Segredos da Capela Sistina


As mensagens secretas de Michelangelo no coração do Vaticano




As mensagens secretas de Michelangelo no coração do Vaticano



Em Os Segredos da Capela Sistina, Benjamin Blech e Roy Doliner defendem a tese de que Michelangelo teria inscrito em seus afrescos mensagens que permaneceram por mais de cinco séculos ocultas. Para atacar o papado, o artista teria usado seus conhecimentos dos textos judaicos e cabalísticos antagônicos à doutrina cristã estabelecida, transmitindo em sua pintura aquilo em que verdadeiramente acreditava.

Os autores revelam pela primeira vez como Michelangelo teria conseguido promover secretamente os seus próprios ideais ? especialmente os ligados ao humanismo, ao neoplatonismo e à tolerância universal ? sem que a Igreja Católica percebesse. Explicam ainda como o gênio florentino pintou o maior afresco do mundo católico sem usar ao menos uma única figura cristã; e como, além das sibilas, representou apenas personagens da Bíblia Hebraica.

No período renascentista, era comum artistas incorporarem camadas múltiplas de significado em suas obras, já que em tempos de intolerância e perseguição religiosa eles não ousavam expressar abertamente aquilo em que acreditavam. Neste livro, os autores revelam como Michelangelo, com suas intenções ocultas, escapou da censura papal sobre seu trabalho e conseguiu realizar este ato corajoso: "Às vezes, ele usava códigos ou alusões simbólicas que eram parcialmente escondidas; por vezes, sinais que poderiam ser percebidos e entendidos somente por certos grupos religiosos, políticos e esotéricos. (...) São mensagens que ecoam nos dias de hoje com seu apelo corajoso para a reconciliação entre a razão e a fé, a Bíblia Hebraica e o Novo Testamento, e entre todos que se irmanam na busca sincera pela fé verdadeira e no serviço de Deus", completam.

Em Os Segredos da Capela Sistina, são apresentadas respostas abrangentes para a maioria das questões que durante séculos atormentaram os especialistas em teologia e história da arte, assim como os pesquisadores e aficionados.


Edições (2)

ver mais
Os Segredos da Capela Sistina
Os Segredos da Capela Sistina

Similares

(3) ver mais
Capela Sistina
Agonia e Êxtase
O Código Secreto das Catedrais

Resenhas para Os Segredos da Capela Sistina (1)

ver mais
on 15/4/16


O rabido Benjamin Blech e o estudioso Roy Doliner revelam as mensagens judaicas em pleno coração cristão que Michelangelo deixou há mais de cinco séculos. Para tanto, eles fazem um apanhado de sua criação e influências durante a adolescência. O resultado das análises é simplesmente surpreendente. Para quem gosta de arte misturada com mensagens ocultas, é um prato cheio!... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam2
Avaliações 4.3 / 36
5
ranking 47
47%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

29%

71%

Lili Pessoa
cadastrou em:
27/11/2009 14:24:04