Economia da Cultura, Economia Criativa, Indústrias Criativas. Essas e outras expressões, caracterizadas pela fusão de campos tão potentes, abrem perspectivas tanto para o saber acadêmico daí resultante como para as práticas sociais e políticas públicas decorrentes de sua aplicação. O tema é relativamente recente, e a abordagem necessariamente interdisciplinar. Um campo em construção, mas que já tem história pra contar.
Por um Brasil Criativo: significados, desafios e perspectivas da Economia Criativa brasileira reúne contribuições de pesquisadores de várias universidades e centrou-se pesquisa. Mas não se resume somente a uma coletânea acadêmica competente. O volume traz ainda a contribuição de atores de processos que envolvem a Economia Criativa no país. Com isso, o leitor é convidado a refletir sobre o saber que se constitui a partir do trabalho de vários teóricos e a cerca de experiências já testadas ou em estágio de processo e crítica.
Nascidas da Economia, fecundadas pelas Ciências Sociais, cercadas pela vizinhança com as artes, as análises organizadas por Cláudia Leitão e Ana Flávia Machado se dirigem à discussão conceitual, ao estudo da metodologia, ao impacto das ações no território e às demandas postas ao setor educacional. Tratam ainda da necessidade de formulação de políticas, da busca de instrumentos de financiamento e incentivo, chegando ao desafio de institucionalidade do setor.
Informações da orelha do livro.
Economia, Finanças