Jaqueta Branca

Jaqueta Branca Herman Melville


Compartilhe


Jaqueta Branca


Ou O mundo em um navio de guerra




No dia 17 de agosto de 1843, Herman Melville (1819-1891) embarcou na fragata USS United States, em Honolulu, no Havaí. Depois de ter trabalhado em barcos baleeiros, o jovem de 24 anos engajava-se como marinheiro do navio de guerra considerado o mais rápido da frota americana da época. A experiência como marujo durou 14 meses, marcou o fim do seu período de aventuras marítimas e o inspirou a escrever, em 1850, o livro Jaqueta Branca ou O mundo em um navio de guerra, que antecedeu sua obra mais conhecida, Moby Dick. Inédito no Brasil, o livro foi traduzido por Rogério Bettoni.

O narrador é o marujo Jaqueta Branca, que ganha esse apelido devido ao casaco que ele mesmo confecciona para se proteger do frio, a bordo do navio de guerra, batizado no livro como Neversink. Durante o trajeto de Honolulu até Boston, onde desembarcou, Jaqueta Branca descreve as condições de vida no mar, as relações entre marujos e oficiais a bordo e cria um panorama de tipos e personagens que representam o mundo em um navio de guerra. No relato, Melville denuncia os maus tratos e abusos sofridos pelos marinheiros, sobretudo a flagelação pública. Esse testemunho influenciou a votação de leis proibindo os castigos físicos na Marinha quando a lei foi votada no congresso americano – ocasião em que Jaqueta Branca foi citado.

Vários capítulos da obra são dedicados à passagem do navio pelo Rio de Janeiro, onde a fragata ficou aportada. Melville descreve, encantado, a paisagem carioca, e a visita do imperador dom Pedro II e seu séquito à embarcação, impressionado com a pompa da Corte brasileira. O projeto gráfico do livro é do Estúdio Margem, de Nathalia Cury e Alexandre Lindenberg, e tem a água como elemento chave. As capas foram feitas em cianotipia, uma técnica fotográfica na qual a imagem é revelada após a exposição à luz e a submersão em água, em um processo que tinge o papel de azul. Cada um dos 1.000 exemplares do livro traz na capa, portanto, uma gravura única, composta e revelada manualmente. O desenho das ondas foi composto pelo Estúdio Margem em parceria com a artista Elizabeth Lee, que revelou a série completa em seu ateliê.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Jaqueta Branca
Jaqueta Branca, ou O mundo em um navio de guerra
Jaqueta Branca

Similares

(49) ver mais
Moby Dick
O Lobo do Mar
Billy Budd, marinheiro
The Confidence-Man and Billy Budd, Sailor

Resenhas para Jaqueta Branca (6)

ver mais
Vida à bordo

Alguns autores ficam marcados por uma única obra, mesmo que tenham escrito outros livros valorosos, e talvez um dos melhores exemplos disso seja o americano Herman Melville, autor do consagrado Moby Dick. Descobri essa belíssima edição de Jaqueta Branca por acaso no perfil da, até então por mim desconhecida, Editora Carambaia. A apresentação do livro e a sinopse me atraíram, além do nome do autor, é claro, que me soou como uma chancela de qualidade tendo em vista que já havia lido ... leia mais

Vídeos Jaqueta Branca (2)

ver mais
Clássico não morde... | Jaqueta branca - Herman Melville

Clássico não morde... | Jaqueta branca - Herm

Jaqueta Branca ou O mundo em um navio de guerra, do Herman Melville | Christian Assunção

Jaqueta Branca ou O mundo em um navio de guer


Estatísticas

Desejam74
Trocam1
Avaliações 4.2 / 33
5
ranking 58
58%
4
ranking 21
21%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Carlos Rubio
cadastrou em:
04/02/2017 18:27:31
Pedro
editou em:
01/09/2023 13:21:45
Pedro
aprovou em:
01/09/2023 13:23:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR