Caçadas de vida e de morte

Caçadas de vida e de morte João Gilberto Rodrigues da Cunha


Compartilhe


Caçadas de vida e de morte





Na melhor tradição do Triângulo Mineiro que deu ao país um escritor como Mário Palmério, João Gilberto nos traz, nessa época de comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, um romance que vai surpreender e empolgar imaginações. Nele se fala da colonização do Triângulo desde o período final do Império até os primeiros anos e a consolidação da República, revelando-nos a história desse mitológico Sertão da Farinha Podre, semente do Estado de Goiás e de importantes cidades como Uberaba, Uberlândia e Araguari.
Com excepcional habilidade na condução dos recursos ficcionais e um conhecimento seguríssimo de termos e usos do universo retratado, João Gilberto surge como uma nova voz da literatura brasileira a que é urgente presta atenção.
Em seu Caçadas de vida e de morte explora o lado obscuro e vil dos homens, a par do que em muitos há de claro, íntegro e bom. Dois personagens dominam e conduzem a trama: José Albério, que vem parar na vila do Desemboque - na época uma cidade efervescente - depois de um golpe aplicado em São Paulo a seu patrão, quando se chamava ainda José Antônio de Almendra Silva, e Tonho Pólvora, rapaz trabalhador que chega ao Desemboque em busca de outros horizontes e perspectivas.
Em torno desses jovens, que refletem a retidão do meio rural (Tonho) e o tortuoso do meio urbano, com seus negócios e sua política (José Albério), circula uma dezena de personagens nem sempre secundários: o coronel Macedo, símbolo da velha ordem decadente; suas filhas Ana e Mariita; o policial Manuel Crispim na perseguição do escroque de São Paulo; Zé Brilino e seu discípulo amado Zé Anjo; o violento Joaquim Teodoro, capanga de Albério; e Calvert, que desvenda nos braços reveladores da amante Mariita uma alucinante paixão sensual. E muitos outros surgem no desenrolar envolvente desta história escrita com mão de mestre e absoluto domínio do tema.
Um romance que se lê com crescente interesse suscitado pela vivacidade do estilo e que permanece na memória graças à marcante humanidade dos seus personagens. Uma ficção com muita de realidade vivida e sofrida, na qual até os animais (bois do Triângulo, burros e cavalos) têm sua cota admirável de temperamento e sentido ético.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Caçadas de Vida e de Morte
Caçadas de vida e de morte

Similares

(5) ver mais
O Golpe
Não Conte a Ninguém
O triangulo de bermudas
Cabeça a prêmio

Resenhas para Caçadas de vida e de morte (45)

ver mais
Sensacional
on 19/11/17


Nunca tinha ouvido falar deste livro ou do autor até que um amigo me deu um exemplar. Surpresa maravilhosa. A história se passa no interior do Brasil, no século XIX, e foca nas trajetórias de 3 personagens principais, que acabam se cruzando. Ambientação e personagens secundários muito bons, cenas inesquecíveis e uma linguagem sofisticada na medida, sem ser pretensiosa (raridade!). A única coisa que lamento é a ausência de personagens femininas mais memoráveis. Uma delas claramente p... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam3
Avaliações 4.3 / 153
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

20%

80%

JL Marcal
editou em:
10/11/2022 17:55:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR