História das Prisões no Brasil

História das Prisões no Brasil Clarissa Nunes Maia...


Compartilhe


História das Prisões no Brasil


Volume I




Organizados por Clarissa Nunes Maia, Flávio de Sá Neto, Marcos Costa e Marcos Luiz Bretas, os dois volumes de Histórias das prisões no Brasil trazem uma inédita contribuição da academia para a reflexão sobre um tema espinhoso desde os tempos coloniais: o cárcere e o sistema prisional brasileiro. Reunindo, pela primeira vez, pesquisas originais e trabalhos monográficos produzidos em universidades de todo o país, a presente obra recupera os sentidos históricos da prisão no Brasil e enriquece o atual debate sobre violência e segurança pública.



Ao tratar da detenção como um produto social, construído e reconstruído ao longo da história, os pesquisadores incluídos nesta coletânea provam que conhecer a prisão é compreender uma parte significativa dos sistemas normativos da sociedade brasileira ao longo dos últimos séculos. Comparando o sistema carcerário nas diferentes regiões do país e apontando suas diferenças e semelhanças, jovens historiadores e renomados estudiosos produzem um conjunto heterogêneo de reflexões sobre as formas de controle social na história do Brasil.



Embora existisse como forma de reter os indivíduos desde a Antiguidade, a criação da pena de encarceramento é identificada apenas na Idade Moderna, por volta do século XVIII, como elemento-chave de importantes mudanças acontecidas no sistema penal do Ocidente. A punição seria desde então marcada pela racionalização da pena de restrição da liberdade.



Todas as instituições que tinham por finalidade administrar a vida de seus membros, ainda que à revelia destes ? como internatos, conventos, hospitais, quartéis e fábricas ?, seriam os protótipos das prisões, que nasciam destinadas às funções de punir, defender a sociedade e corrigir o delinquente. A partir da ideia de recuperar os criminosos com uma vigilância completa dia e noite, além de uma vida disciplinada e austera dentro dos presídios, seriam criados, nos Estados Unidos do século XIX, os primeiros sistemas penitenciários que impunham o isolamento, o silêncio e o trabalho como cerne da pena de prisão.

Edições (1)

ver mais
História das Prisões no Brasil

Similares

(1) ver mais
O mundo como catástrofe e representação

Resenhas para História das Prisões no Brasil (1)

ver mais
Leitura essencial.

Um trabalho que impressiona e que contribui profundamente para entender o sistema prisional brasileiro. Os organizadores garimparam e reuniram dados das sentenças e prisões desde os tempos coloniais, assim como a influência no corporativismo em encontrarem brechas legais para safarem das penalizações, enquanto outros possuem um mínimo de defesa para mostrar a sua inocência. O que nos leva a entender que as prisões foram construídas ao longo dessa história trazendo exemplos absurdos qu... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 13
5
ranking 23
23%
4
ranking 46
46%
3
ranking 31
31%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

ladyamnesia
cadastrou em:
06/12/2009 12:06:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR