A Guerra no Bom Fim

A Guerra no Bom Fim Moacyr Scliar


Compartilhe


A Guerra no Bom Fim





Joel é o protagonista desta novela que mistura realismo e fantasia. Ele relembra seus tempos de menino judeu, quando vivia com a família na Porto Alegre dos anos 1940, em pleno bairro Bom Fim, o coração judaico da capital gaúcha. Revivendo seus anos de aprendizado, Joel busca na memória o garoto que, em meio às notícias da guerra na Europa e uma comunidade imigrante vinda de lá, brincava com os amigos e aventurava-se pelas calçadas do bairro, conhecendo os fatos da vida. A imagem e as angústias do célebre escritor Franz Kafka são um espectro que paira sobre o passado e o presente de Joel, que, como sua família, luta para se adaptar em uma sociedade que é e não é a sua.

A guerra no Bom Fim, lançado originalmente em 1972, em plena ditadura militar, é o primeiro romance de Moacyr Scliar e também um romance de formação. Como outros livros de sua geração, testemunha a necessidade dos escritores brasileiros contemporâneos de lançar novas luzes sobre o passado e a identidade nacional.

Edições (4)

ver mais
A Guerra no Bom Fim
A Guerra no Bom Fim
A Guerra no Bom Fim
A Guerra no Bom Fim

Similares

(6) ver mais
Mistérios de Porto Alegre
Os Ratos
Os Meninos da Rua Paulo
Max e os Felinos

Resenhas para A Guerra no Bom Fim (5)

ver mais
Hitler em Porto Alegre?
on 8/7/12


Excelente e muito bem-humorado, num livro que acredito apresentar traços autobiográficos da inf^ncia do autor na colônia judaica de Porto Alegre. Só digo que o final me chocou. ... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam5

Tito
cadastrou em:
19/01/2009 22:57:33