USOS POLÍTICOS DOS CULTOS AFROS

USOS POLÍTICOS DOS CULTOS AFROS CHARLES ODEVAN XAVIER


Compartilhe


USOS POLÍTICOS DOS CULTOS AFROS





Esta obra é fruto de uma imersão por 24 anos em terreiros de matriz afro-cearense da Região Metropolitana de Fortaleza. Parte de um mergulho etnográfico e etno-historiográfico pelo cotidiano dos cultos religiosos e da maneira peculiar em que estes foram configurados pela diáspora negra brasileira em solo cearense. Mas não só no solo cearense.

A obra dialoga com o imaginário negro de outros lugares do rincão brasileiro; assim como dialoga com a diáspora negra haitiana, cubana e do sul dos Estados Unidos.

O livro pode deter-se na homoafetividade presente num romance do indígena-libanês Alberto Mussa; pode deter-se nos vissungos mineiros e sua relação com Clementina de Jesus; nas canções praieiras de Dorival Caymmi e analisar uma história em quadrinhos feita pelo judeu norte-americano Weil Eisner sobre uma antiga epopéia malinkê ou ainda falar do samba urbano do nonagenário falecido Roberto Silva. A obra pode fazer uma análise sobre os tarôs de orixá no mercado editorial brasileiro.

Inspirado na teoria da africologia cunhada pelo afro-americano Molefi Kete Asante - uma versão negôna dos estudos pós-coloniais e dos estudos subalternos; a obra ousa dialoga com a teoria do valor e do fetichismo da mercadoria de Karl Marx e no lado menos acadêmico e mais descabelado dos teóricos do anarquismo insurreicional.

Artes / Ensaios / Filosofia / História / História do Brasil / LGBT / GLS / Literatura Brasileira / Música / Política / Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (1)

ver mais
USOS POLÍTICOS DOS CULTOS AFROS

Similares

(1) ver mais
Brancos e Negros em São Paulo

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Charles.Odevan
cadastrou em:
10/04/2017 17:34:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR