Notas de um filho nativo

Notas de um filho nativo James Baldwin


Compartilhe


Notas de um filho nativo





A obra-prima de não ficção de um dos escritores mais brilhantes do século XX sobre raça e identidade.

Na nota introdutória deste volume, James Baldwin, aos 31 anos, se dá conta do momento mais importante de sua formação, quando se viu obrigado a perceber que a linha do seu passado não levava à Europa, e sim à África. Foi então que ele se deparou com uma revelação chocante: Shakespeare, Bach e Rembrandt não eram criações “realmente minhas, não abrigavam minha história; seria inútil procurar nelas algum reflexo de mim. Eu era um intruso; aquele legado não era meu”.

Publicada originalmente em 1955, esta reunião de ensaios escritos entre as décadas de 1940 e 1950 é a primeira obra de não ficção do autor de O quarto de Giovanni. O que mais impressiona nesses testemunhos ― narrados com inteligência, sensibilidade e estilo extraordinário ― é sua atualidade. Ao usar como matéria-prima sua própria experiência para refletir sobre o que representa ser um escritor negro e homossexual nos Estados Unidos, seu país de origem, e em Paris, cidade onde viveu por muitos anos, Baldwin oferece um poderoso e urgente depoimento sobre direitos civis.

O volume inclui o prefácio à edição de 1984, assinado por Edward P. Jones, posfácios de Teju Cole e Paulo Roberto Pires e um alentado “sobre o autor”, por Marcio Macedo.

Ensaios / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (3)

ver mais
Notas de um filho nativo
Notes of a Native Son
Notes of a Native Son

Similares

(9) ver mais
Se a rua Beale falasse
Native Son
Giovanni
Numa Terra Estranha

Resenhas para Notas de um filho nativo (16)

ver mais
Mais ácido e necessário do que nunca
on 26/10/20


A posição de pobre, negro e gay deram ao James Baldwin uma lugar de sem-lugar. Perseguido por ser gay pelos Panteras Negras, James Baldwin nessa pequena coletânea de ensaios joga todo seu sarcasmo para criticar livros e filmes, o personagem negro na literatura e no cinema. Rememora a infância. Fala do racismo nos EUAS. E o que sofreu na França ao ser preso por ser acusado de ter roubado um lençol. Quem está acostumado com os romances encontrará aqui um autor muito mais ácido. É realme... leia mais

Vídeos Notas de um filho nativo (0)

ver mais
Notas de um filho nativo (Baldwin) + Eu não sou seu negro (Peck) // SER NEGRO NOS EUA

Notas de um filho nativo (Baldwin) + Eu não s

Um mês especial de negritude no Um Bookaholic! \o/

Um mês especial de negritude no Um Bookaholic


Estatísticas

Desejam77
Trocam1
Avaliações 4.5 / 93
5
ranking 60
60%
4
ranking 37
37%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Karin
cadastrou em:
10/09/2020 11:04:00
Jenifer
editou em:
11/09/2020 01:50:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR