Como se fosse a casa

Como se fosse a casa Ana Martins Marques


Compartilhe


Como se fosse a casa


(uma correspondência)




Durante um mês, a poeta Ana Martins Marques alugou o apartamento do amigo e também poeta Eduardo Jorge, que viajara para a França. O imóvel fica na região centro-sul de Belo Horizonte, no edifício JK, projetado por Oscar Niemeyer em 1952. Enquanto viveu ali, a inquilina trocou e-mails com o locador. As mensagens, de início, abordavam questões meramente práticas. Mas, depois, se converteram em uma troca de poemas sobre o permanecer e o partir, o morar e o exilar-se, o familiar e o estranho.

Um dos méritos do livro está no fato de que ambos os poetas, apesar de escreverem a partir das provocações e evocações poéticas apresentadas pelo outro, não estabeleceram uma relação simbiótica, de perda da identidade em direção a uma linguagem comum e a uma síntese estilística. Ao contrário, a singularidade de cada um foi plenamente mantida, percepção confirmada pelo poeta Ricardo Aleixo, autor do texto de orelha da obra: “Ana e Eduardo conseguiram a proeza de compor uma obra que não apaga nem relativiza as diferenças estilísticas entre ela (sua rara aptidão para o manejo da camada fônica da palavra, com especial destaque para a composição de frases de diferentes extensões) e ele (a imageria algo desorbitada e o gosto pelas ousadas torções sintáticas)”.

Entre janelas, corredores, cigarros, xícaras de chá e regras de condomínio, os poetas levantam sua morada (e também sua partida) com seu material de construção mais íntimo (e por que não, mais estranho): suas palavras.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Como se fosse a casa

Similares

(6) ver mais
outono azul a sul
Pesado demais para a ventania
A Vida Submarina
tesserato

Resenhas para Como se fosse a casa (21)

ver mais
Como se fosse a casa
on 24/11/23


Eu nunca tinha lido um livro inteiro de poemas (pelo menos não por vontade própria) mesmo gostando muito de ler e escrever. Também nunca fiz uma resenha ou opinei sobre um então isso é meio novo pra mim! É um livro escrito por dois autores, um homem e uma mulher. Talvez eu tenha viajado um pouco, mas quis compartilhar a minha interpretação! É como se ela passasse mais tempo na janela, observando o lado de fora da casa, mergulhando em livres pensamentos noturnos, muitas vezes embriagad... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam1
Avaliações 4.1 / 274
5
ranking 38
38%
4
ranking 45
45%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

21%

79%

João gregorio
cadastrou em:
20/07/2017 22:12:15
Pedro S.
editou em:
15/06/2022 23:32:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR