Raízes do conservadorismo brasileiro

Raízes do conservadorismo brasileiro Juremir Machado da Silva


Compartilhe


Raízes do conservadorismo brasileiro


A abolição na imprensa e no imaginário social




Partindo da análise de discursos políticos e jornalísticos do início do século XIX, o autor identifica fundamentos conservadores que permearam o contexto da assinatura da Lei Áurea e sobre os quais foi erigida, um ano e meio depois, a República brasileira.

Ciente de que a liberdade não foi uma concessão, mas uma árdua conquista das pessoas negras, o autor demonstra como a estrutura do capitalismo comercial escravista se traduziu – e ressoa ainda hoje – numa intrincada legislação, elaborada para atender a determinados interesses, e num imaginário cultural e ideológico, edificado para justificar a manutenção de privilégios – mesmo que isso implicasse, na época, a desumanização e a coisificação de pessoas.

Em texto ágil, o autor desvela as origens do conservadorismo e a história da busca pela igualdade social no Brasil. A fina ironia que acompanha o texto, se não torna o tema mais leve, funciona como um mecanismo que ajuda o leitor a suportar o espanto de ver a gênese da hipocrisia que ainda hoje sustenta relações de dominação entre classes e raças.

Um livro essencial não apenas para pessoas interessadas em história, sociologia e análise do discurso, mas também para aquelas que desejam viver em um país melhor, em que a escravidão tenha de fato se extinguido para todos.

Geografia / História / História do Brasil / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Raízes do conservadorismo brasileiro

Similares

(35) ver mais
No tempo de Patrocínio
O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX
História Regional da Infâmia
A Vida dos Grandes Brasileiros - Castro Alves

Resenhas para Raízes do conservadorismo brasileiro (1)

ver mais
O que os jornais disseram?
on 6/2/19


É a pergunta que dá início a este livro, o que já lhe confere um certo peso jornalístico interessante, e é isso que ele é, um livro sobre o que os jornais e os documentos oficiais dizem sobre o como se deu o processo que culminou na lei que decretava o fim da escravidão no Brasil. Temos todo um conjunto de documentos que mostram como as forças antagônicas se moveram para defender suas convicções anti ou pró escravismo e o fim a conclusão de que o conservadorismo, o racismo estrutural ... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam1
Avaliações 4.4 / 36
5
ranking 58
58%
4
ranking 31
31%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Fábio
cadastrou em:
24/07/2017 11:15:29
Alê | @alexandrejjr
editou em:
19/11/2020 10:11:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR