Sonata em Auschwitz

Sonata em Auschwitz Luize Valente


Compartilhe


Sonata em Auschwitz


Romance. Uma saga em pleno Holocausto. Um mistério acontecido no campo de extermínio nazista.




Um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau, em setembro de 1944. Uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz. Duas histórias que se cruzam e se completam. Décadas depois, Amália, jovem portuguesa, começa a levantar o véu de um passado nazista da família a partir de uma partitura que lhe é revelada por sua bisavó alemã. A dúvida de que o avô, dado como morto antes do fim da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro, a leva a atravessar o oceano e a conhecer Adele e Enoch, judeus sobreviventes do Holocausto. A ascensão do nazismo na Alemanha, culminando na fatídica Noite dos Cristais, a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os guetos na Hungria e Romênia, os trens para Auschwitz, os mistérios acontecidos no campo de extermínio da Polônia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos num lago de Potsdam oferecem os trilhos que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeça.

"Com descrições de tirar o fôlego e diálogos que revelam o que há de melhor e mais cruel no ser humano, ninguém ficará indiferente ao ouvir esta Sonata em Auschwitz." (Francisco Azevedo, escritor)

Luize Valente é uma escritora cujas tramas nascem de sua imaginação privilegiada e ganham corpo com pesquisa histórica rigorosa e pesquisa de campo. Elaborada com extrema sensibilidade e riqueza investigativa, sua narrativa envolve o leitor em mistério, suspense e profundos sentimentos e sensações.
"Sonata em Auschwitz" (2017) é o terceiro romance histórico da autora, depois de "O Segredo do Oratório" (2012) e "Uma Praça em Antuérpia" (2015), todos publicados pela Editora Record. Traz uma instigante história saída do campo de extermínio nazista, uma saga em pleno Holocausto. Em tempos extremos, reflete também sobre os erros que se repetem, os preconceitos que permanecem, as guerras que nunca acabam e os atos de resistência e a arte que sempre surgem em meio aos escombros.

CURIOSIDADES
1) Este romance é uma ficção baseada em fatos históricos, dados reais e depoimentos de sobreviventes. A autora teve um encontro marcante com a sobrevivente judia Maria Yefremov, hoje com mais de 100 anos, vivendo no Rio de Janeiro, e desse encontro partiu a inspiração para a escrita da ficção. Maria teve um bebé em Auschwitz em 1944 e nunca soube o que aconteceu com ele.

2) A Sonata que dá título ao romance ganhou forma no plano real enquanto o livro era escrito. O sobrinho da autora, o jovem maestro Antonio Simão, compôs a “Sonata para Haya” tendo a mesma idade do personagem Friedrich, 24 anos. Um instigante diálogo entre ficção e realidade.

3) Como surpresa para o leitor mais atento, existe uma misteriosa ligação deste novo romance com o anterior, "Uma Praça em Antuérpia".
___________________

facebook
Sonata.LuizeValente
LuizeValenteEscritora

instagram
LuizeValente

twitter
LuizeValente

youtube
LuizeValente

Drama / Ficção / História / História Geral / Literatura Brasileira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (2)

ver mais
Sonata em Auschwitz
Sonata em Auschwitz

Similares

(15) ver mais
O herói invisível
Do tempo em que voyeur precisava de binóculos
As 999 primeiras mulheres de Auschwitz
A violinista e o general

Resenhas para Sonata em Auschwitz (80)

ver mais
Angústia e heroísmos numa história fluída

Diferente dos livros que normalmente já li sobre o tema Holocausto este não é uma biografia, mas sim um belo romance bem fiel a alguns fatos históricos. Pela fluidez da escrita você passa a acreditar que tudo ali realmente aconteceu. As personagens são densas e bem construídas e você se apega muito fácil a elas. A reviravolta de Enoch é bem chocante, mas sinceramente toda vez que leio sobre esse tema não consigo absorver tudo como se realmente aquelas pessoas passaram por aquilo de t... leia mais

Estatísticas

Desejam357
Trocam4
Avaliações 4.4 / 514
5
ranking 66
66%
4
ranking 26
26%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

8%

92%

Daiane
cadastrou em:
16/10/2017 10:00:41
F.
editou em:
15/11/2017 13:52:33