Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce

Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce Flávio Colin


Compartilhe


Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce #1





Ao redor do enorme ipê-amarelo, as árvores do pomar parecem pequenininhas. Do alpendre dá para ver as pastagens, a cachoeira, o Rio Doce. Do jirau dá para ver o mundo — até a floresta Amazônica e os cangurus da Austrália, se você olhar bem. Mas o melhor de tudo são as conversas de Vovó Carolina. Prosa que revela histórias que passaram de geração a geração, atiçando as noites à beira do fogão a lenha. Assim é a vida no Sítio de Cima, onde a narradora deste Uma história dentro da outra e Lendas do rio Doce busca inspiração, cavoucando a memória que não é só sua, mas de toda uma comunidade.

A baía do Rio Doce — enorme território às margens do rio que cruza parte de Minas Gerais e do Espírito Santo — foi palco, em 2015, do maior desastre ambiental do Brasil. Mas não foi só a vida fluvial, a fauna e a flora ao redor que sofreram as consequências terríveis da tragédia. Tão exuberante quanto o ecossistema, a cultura e o imaginário do povo ribeirinho também vêm passando por perdas inestimáveis desde que o mar de lama tóxica invadiu municípios. As lendas e causos reunidas neste novo livro dão mostras de como é forte a cultura popular erigida ao redor do Rio Doce, e de como é importante preservá-la.

Munida de um texto saboroso e cheio de lirismo, Geny Vilas-Novas conta histórias como a do filho do caçador, que ficava sob os cuidados de um cão enquanto o pai saía para caçar; do Capeta que se transforma num gato preto para desmantelar a vida de um casal feliz; ou do menino que caiu dentro do rio e que o pai transformou num peixe enorme de escamas douradas. Entremeadas a essas lendas, as histórias da meninice no sítio. Lembranças da alegre convivência em família, com direito a telescópio feito de argila, expectativa ante um ovo de ema, quadro da Mona Lisa que dá medo. Assombros e brincadeiras de inventar e de imaginar, compartilhadas entre crianças e adultos. Nesse ir e vir entre o íntimo e o popular, Geny Vilas-Novas cria um livro de grande voltagem poética, que ajuda a preservar a memória da cultura atrelada ao Rio Doce, ao mesmo tempo em que incita a imaginação e celebra a graça dos afetos. Uma viagem que fica ainda mais atraente com as ilustrações de Flávio Colin, craque do desenho que nos deixou em 2002.

Fantasia / Infantojuvenil

Edições (1)

ver mais
Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce

Similares

(11) ver mais
Amazônia
Contos e lendas da Amazônia
CONTOS E LENDAS DA AMAZÔNIA
Histórias e Lendas do Brasil

Resenhas para Uma história dentro da outra e Lendas do Rio Doce (2)

ver mais
RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
on 2/1/18


RESUMO SINÓPTICO: O livro traz as lembranças da infância da autora, ao lado da família, no Sítio de Cima, as margens do Rio Doce que nasce em Minas Gerais e termina no espírito Santo. No pomar da casa grande do Sítio de cima, havia um ipê-amarelo, sobra da Mata Atlântica. Íam derrubá-lo, porém Vovó Carolina não permitiu, disse que faria seu pomar ao redor dele, e o fez. Do alpendre, avistavam as pastagens, a cachoeira Escura e o rio Doce; do jirau, viam o mundo: a floresta Amazônic... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 75
75%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

jfontenele
cadastrou em:
14/11/2017 16:09:12
jfontenele
editou em:
14/11/2017 16:12:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR