Manual da Paixão Solitária

Manual da Paixão Solitária Moacyr Scliar


Compartilhe


Manual da Paixão Solitária





Inspirado no pequeno e enigmático relato do Livro do Gênesis História de Judá e de Tamar, o autor de A Mulher que Escreveu a Bíblia e Os Vendilhões do Templo fala em seu novo livro dos sentimentos e emoções básicos do ser humano



Retomando o ambiente e a temática de A Mulher que Escreveu a Bíblia, Moacyr Scliar lança um novo romance que reconta de forma inesperada um relato do Antigo Testamento.

Num congresso de estudos bíblicos, um famoso professor e sua rival evocam, em momentos diferentes, duas figuras singulares: o jovem Shelá e a mulher por quem ele está apaixonado,Tamar. Os dois vão narrar, de pontos de vista distintos, uma intriga passional que mostra quatro homens e uma mulher às voltas com costumes ancestrais que até hoje governam boa parte da população de nosso mundo e que são fonte de conflitos e tragédias.

O primeiro filho de Judá, Er, casa-se com Tamar.Como não a engravida, é castigado por Deus com a morte. De acordo com a tradição, compete ao segundo filho, Onan, assumir o papel do falecido; Onan se recusa a cumprir sua missão por considerá-la humilhante, optando por derramar seu sêmen sobre a terra para que a esposa não conceba herdeiros - e Deus também o pune com a morte. Resta Shelá, que o pai não quer entregar a Tamar por temer que o rapaz tenha o mesmo destino dos irmãos. Desqualificada e privada de filhos, Tamar recorre a um ardil que se tornaria lendário e que, recontado aqui na chave do humor, torna-se inesquecível.

Grande narrador, Scliar conta histórias que têm o dom do encantamento e do humor, e que lhe permitem explorar os aspectos tragicômicos de uma trama insólita como a de Manual da Paixão Solitária.

Edições (1)

ver mais
Manual da Paixão Solitária

Similares

(4) ver mais
A Mulher que Escreveu a Bíblia
Perdas & Ganhos / Pensar é transgredir
Perdas & Ganhos
Perdas E Ganhos

Resenhas para Manual da Paixão Solitária (10)

ver mais
A bíblia como inspiração de grande ficção.
on 2/11/10


Mais um título de inspiração bíblica do genial Moacyr Scliar, "Manual da Paixão Solitária" não tem talvez a originalidade e sobretudo o humor de seus antecessores, "A Mulher que Escreveu a Bíblia" e " Os Vendilhões do Templo", mas está longe de ser considerado uma literatura "menor". Na verdade, tudo que sai da pena do médico gaúcho está entre as coisas mais valorosas das letras brasileiras. Scliar brinca dessa vez com o capitulo 38 do Gênesis, narrando a saga de Judá, seus filhos e a ... leia mais

Estatísticas

Desejam34
Trocam2
Avaliações 3.7 / 124
5
ranking 23
23%
4
ranking 39
39%
3
ranking 27
27%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

38%

62%

Vivi
cadastrou em:
22/12/2008 11:43:41