Neve

Neve Orhan Pamuk
Orhan Pamuk


Compartilhe


Neve





Aprisionado pela neve em uma minúscula e remota cidade da Turquia, o poeta Ka se vê no epicentro de um microcosmo de conflitos raciais e religiosos do mundo muçulmano.

Na década de 1990, após um longo exílio político na Alemanha, o poeta Ka retorna a Istambul para o enterro da mãe. Acometido por uma crise de esterilidade que ameaça liquidar sua vocação literária, ele se vê impelido a viajar até a antiga cidade de Kars, nos confins da Anatólia Oriental, castigada pelo rigor do inverno e famosa pelos intermitentes conflitos étnicos e religiosos. Acreditando que o amor é sua única esperança de recuperar a potência criativa, Ka se faz passar por um jornalista que investiga um surto de suicídios entre estudantes muçulmanas da escola local para aproximar-se de Ipek, antiga colega de universidade e ex-mulher do candidato às eleições municipais pelo principal partido islâmico.

Desviando-se dos bairros populosos de Istambul, cenário privilegiado dos romances de Pamuk, Neve imerge nas raízes profundas da Turquia para investigar a mecânica brutal dos conflitos que dilaceram o Oriente Médio. Encenado como um irônico caleidoscópio de referências históricas e literárias, o livro explora os caminhos concorrentes da memória, da razão e da imaginação na travessia espiritual e artística de Ka. O poeta e sua luta espelham a trajetória do romancista, inserida criticamente na literatura de um país sempre dividido entre o secularismo europeu e as tradições otomanas e islâmicas ancestrais.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Neve
Neve
Neve

Similares

(18) ver mais
Quando o Irã Censura uma História de Amor
Desonra
Jovens de um Novo Tempo, Despertai!
Uma Curva no Rio

Resenhas para Neve (103)

ver mais
on 2/3/24


Sempre leio romances políticos com uma certa expectativa, e é isso o que esse livro trata. O crime que se torna o fio narrativo é apenas a forma escolhida por Pamuk para poder escancarar o conflito religioso-político que atualmente domina a Turquia. Uso esse advérbio de tempo com cuidado, pois pelo que lembro de História, nunca deixou de o ser na região. Ka, nosso protagonista, é o responsável pela divisão do livro. Na primeira parte, seus pensamentos parecem os de um estrangeiro... leia mais

Estatísticas

Desejam423
Trocam29
Avaliações 3.7 / 1.631
5
ranking 26
26%
4
ranking 34
34%
3
ranking 28
28%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

26%

74%

Marcos
cadastrou em:
25/08/2011 17:04:36
Jenifer
editou em:
09/06/2021 19:18:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR