Homem no Escuro

Homem no Escuro Paul Auster


Compartilhe


Homem no Escuro





Os fãs de Paul Auster e da melhor literatura norte-americana moderna têm muito que comemorar com este 'Homem no Escuro, novo romance do festejado autor de 'A Trilogia de Nova York', 'A Invenção da Solidão' e 'Leviatã', todos publicados pela Companhia das Letras. Cruzando as memórias de um homem de 72 anos que viveu intensamente cada instante de sua vida com as realidades iníquas e violentas de um mundo em pé de guerra, e ainda por cima encontrando espaço para uma subtrama labiríntica de corte fantástico e orwelliano, Paul Auster mostra aqui, em grande estilo, toda a sua maestria ficcional.

August Brill, crítico literário aposentado, recupera-se na casa da filha, em Vermont, Estados Unidos, de um acidente de carro em que quase perdeu uma perna. Quando o sono se recusa a dar as caras, Brill permanece na cama e libera a imaginação para tecer histórias que o ajudem a desviar o foco mental das vicissitudes que ele gostaria de esquecer: a morte recente da mulher, o assassinato do namorado da neta no Iraque e a dolorida solidão da única filha, abandonada pelo marido.

Em meio a divagações de toda ordem, Brill constrói um mundo paralelo, em que os Estados Unidos se acham mais uma vez numa guerra civil sangrenta. À medida que a noite em claro avança, adensa-se a trama do insone, ameaçando engolfar seu próprio criador numa delirante vertigem auto punitiva. No fim da madrugada angustiante, a neta Katya vem lhe fazer companhia, com perguntas incisivas que o remetem a um torvelinho de lembranças, boas e más, do casamento dele com a falecida Sonia, cantora lírica e mãe de Miriam, com quem dividiu os grandes momentos de sua vida. Com sua prosa a um tempo refinada e contundente, 'Homem no Escuro' é o romance dos tempos atuais, um livro que força o leitor a se confrontar com a noite sombria até mesmo quando celebra uma existência feita de alegrias comuns.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Homem no Escuro

Similares

(14) ver mais
A Invenção da Solidão
O Livro das Ilusões
O Caderno Vermelho
Invisível

Resenhas para Homem no Escuro (5)

ver mais
Duas narrativas, duas visões, uma possível fuga
on 26/11/09


O livro desenvolve duas narrativas: a vida atual do protagonista, um crítico literário idoso que está morando com a filha enquanto se recupera de um acidente, usando o tempo livre para para assistir filmes antigos com a neta; e a história que o próprio protagonista conta para si mesmo durante as horas de insônia e de dores na escuridão: uma ficção futurista, depressiva, sobre uma nova guerra civil ocorrendo nos EUA. As partes do livro que narram o cotidiano simples de August Brill, o ... leia mais

Estatísticas

Desejam56
Trocam2
Avaliações 3.9 / 166
5
ranking 29
29%
4
ranking 41
41%
3
ranking 28
28%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

46%

54%

Monica
cadastrou em:
25/12/2008 12:16:37
Cioran E.
editou em:
13/12/2018 20:20:11