O preto que falava iídiche

O preto que falava iídiche Nei Lopes


Compartilhe


O preto que falava iídiche





O encontro de duas comunidades degredadas no Rio da primeira metade do século XX: negros e judeus. O mais ambicioso romance de Nei Lopes.

A partir do relacionamento apaixonado, fortuito e proibido do preto inteligentíssimo Nozinho, que falava até iídiche, com a bela e branca judia Rachel, o romance enlaça as vivências e memórias de suas origens com as de outro grupo historicamente marcado pelo racismo, o das comunidades judaicas. E o faz, como sempre, associando leveza e humor a reflexões profundas sobre arte, religiosidade e costumes. Da Praça Onze carioca ao East River nova-iorquino, passando pela Bahia, Porto Alegre e a distante Etiópia, o autor nos conduz por uma viagem fantástica.
O autor propõe uma saga realista e alegórica sobre uma das formações possíveis do povo brasileiro.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O preto que falava iídiche

Similares

(1) ver mais
Oitentáculos

Resenhas para O preto que falava iídiche (5)

ver mais
Uma saga épica, um romance, uma aula de história
on 24/9/22


Um livro que aluga andares em nossa mente, justamente por externar uma perspectiva totalmente decolonial sobre os povos negros, recoberta de um epicismo genial e conhecimento teórico de Nei Lopes. Em um bairro do Rio de Janeiro vive Nozinho, um menino que possuía uma grande habilidade com idiomas e admirado por muitos, principalmente, por ser um preto que fala iídiche. Ele passa a trabalhar na fábrica de uma rica família judia e se apaixona por Raquel, a filha do dono. Com isso, parec... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam1
Avaliações 3.7 / 30
5
ranking 27
27%
4
ranking 43
43%
3
ranking 20
20%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Srta. Oliver
cadastrou em:
17/04/2018 19:59:19
andre
editou em:
16/04/2019 19:45:04