Autoengano

Autoengano Eduardo Giannetti
Eduardo Giannetti


Compartilhe


Autoengano





Este é um livro sobre as mentiras que contamos a nós mesmos. Mentimos para nós o tempo todo: adiantamos o despertador para não perder a hora, acreditamos nas juras da pessoa amada, só levamos realmente a sério os argumentos que sustentam nossas crenças. Além disso, temos a nosso próprio respeito uma opinião que quase nunca coincide com a extensão de nossos defeitos e qualidades. Sem o auto-engano, a vida seria excessivamente dolorosa e desprovida de encanto. Abandonados a ele, entretanto, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social.

O problema é que as mentiras que nos contamos não trazem seu nome verdadeiro estampado na fronte. É preciso, por isso, analisar os caminhos que nos levam até elas: encontraremos aí a origem de grandes conquistas e alegrias, mas também dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam.

Reflexão profunda e original sobre a necessidade que tem o ser humano de iludir a si mesmo, bem como sobre as implicações éticas dessa tendência na vida pública e na vida pessoal.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Autoengano

Similares

(8) ver mais
O Gene Egoísta
As Origens da Virtude
Trópicos utópicos
Vicios Privados Beneficios Publicos

Resenhas para Autoengano (4)

ver mais
A escrita de Eduardo Giannetti é clara e envolvente, talento que eu já havia constatado no seu ótimo 'Felicidade' (2002). Aqui, o autor se propõe a investigar ("por conta própria", como ele mesmo enfatiza no prefácio, um salvo-conduto que vem a calhar) um conceito aparentemente paradoxal no estudo da psicologia humana: o auto-engano, ou a ideia de que alguém, ou algum grupo, pode acreditar em uma coisa mesmo sabendo que essa coisa não corresponde à realidade. A excelente introdução ... leia mais

Estatísticas

Desejam41
Trocam1
Avaliações 4.0 / 125
5
ranking 35
35%
4
ranking 42
42%
3
ranking 17
17%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Carlinhos
cadastrou em:
07/01/2010 10:51:01
Albert
editou em:
17/04/2023 11:44:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR