Malditos paulistas

Malditos paulistas Marcos Rey
Marcos Rey
Marcos Rey


Compartilhe


Malditos paulistas


(1980)




Malditos paulistas, como grande parte da obra de Marcos Rey, se desenrola em São Paulo, cidade que ele amava e da qual conhecia ate os alçapões e buracos dos ratos. Sobretudo, dos ratos humanos, aqueles que fazem da malandragem e da esperteza - no sentido brasileiro e malicioso da palavra - um meio de sobrevivência e, por vezes, de enriquecimento.
A diferença do romance em relação aos demais e que o herói deste livro (se e que existem heróis na obra de Marcos Rey) e um carioca perdido na Pauliceia, onde fora tentar a vida depois de inúmeros fracassos. E ele quem narra suas aventuras, venturas e desventuras paulistanas. Com seu habitual cinismo e humor corrosivo, Marcos Rey mistura em doses precisas o picaresco e o policial para embalar o leitor numa historia repleta de peripécias e de suspense, mas que não deixa de ser também um romance de costumes, um corte transversal nos diversos segmentos sociais da capital paulista. Empregado como motorista na casa do milionário Paleardi, Raul, o Carioca, descobre na garagem da casa do patrão um boneco parecido com a Carmen Miranda que, sabe?se lá por qual razão, aguça seu senso de Sherlock. A partir desse fato prosaico, a ação se acelera: o narrador se torna amante da patroa, para logo ser desprezado, e acusado de furto de joias, conhece a prisão, retorna ao emprego, conhece um novo amor, e expulso novamente da mansão, descobre a joia que fora acusado de roubar, recupera o bom nome e desvenda o mistério da fortuna do patrão.
Como em toda a sua obra, Marcos Rey expõe aqui a sua desilusão, mas também a sua tolerância, com o ser humano, egoísta e interesseiro, acionado pelos mecanismos do sexo e da ambição, num mundo dissoluto e maldito. Malditos humanos!

Literatura Brasileira / Romance policial

Edições (4)

ver mais
Malditos paulistas
Malditos Paulistas
Malditos paulistas
Malditos paulistas

Similares

(2) ver mais
Meu Destino é Pecar
Esta noite ou nunca

Resenhas para Malditos paulistas (7)

ver mais
on 18/5/22


Se você começou a ler ainda criança, então provavelmente já ouviu falar de Marcos Rey - um dos mais prolíficos escritores de literatura infanto-juvenil do país. Mas, também roteirista e ocasionalmente autor de romances policiais para o público adulto. Malditos Paulistas é uma ode de amor cachorro a cidade de São Paulo e seus habitantes. Todos os personagens são baseados em estereótipos comuns da região na década de 80: o empresário italiano corrupto, o zé-povinho sensual, o carioca ... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam3
Avaliações 3.8 / 113
5
ranking 28
28%
4
ranking 35
35%
3
ranking 30
30%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

46%

54%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR