A Abadia De Northanger

A Abadia De Northanger Jane Austen


Compartilhe


A Abadia De Northanger





A Abadia de Northanger é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen. De facto, para além dos ambientes aristocráticos da fina-flor inglesa do século XVIII, encontramos aqui uma certa dose de ironia, sátira e até comentário literário bem-humorado.



Catherine Morland é porventura a mais estúpida das heroínas de Austen. A própria insistência no termo “heroína” ao longo da obra e a constatação recorrente do quão pouco este epíteto se adequa à personagem central fazem parte da carga irónica da história. E se Catherine é ingénua para lá do que seria aceitável, e o seu amado Henry a personificação de todas as virtudes masculinas mais do que seria saudável, a perfídia dos maus da fita - amigos falsos, interesseiros e fúteis – não lhes fica atrás no exagero. Tudo isto seria deveras irritante não fora o tom divertido com que Austen assume ao longo das duas partes que constituem este livro o quão inverosímeis são as suas personagens…



Acrescente-se a paródia do romance gótico e do exagero em que induz as suas leitoras, e uma crítica inteligente aos críticos que acusam o romance de ser fútil e “coisa de mulheres”, e temos uma interessante historieta de amor, escrita com bastante graça e capaz de ultrapassar a moralidade caduca que nos habituámos a esperar da pena de Jane Austen.

Literatura Estrangeira / Romance / Ficção

Edições (23)

ver mais
A abadia de Northanger
A Abadia de Northanger
A Abadia de Northanger
A Abadia de Northanger

Similares

(51) ver mais
Grandes Obras de Jane Austen
Mansfield Park
Mansfield Park
Jane and the Unpleasantness at Scargrave Manor

Resenhas para A Abadia De Northanger (493)

ver mais
A Abadia de Northanger
on 27/7/20


Eu achei esse livro bem diferente dos outros livros da Jane Austen, começando com a narrativa dele que é bem peculiar, parece que temos um narrador que até chama a personagem como a heroína da história, como uma referência aos livros que ela gosta de ler. A personagem gosta de livros de suspense e terror e aqueles que tem heroínas, daí quando ela chega nessa casa, ela acaba criando seu próprio mistério sobre esse lugar e os moradores dali, como se fossem uma história dos livros que ... leia mais

Vídeos A Abadia De Northanger (7)

ver mais
Folheando ABADIA DE NORTHANGER, de Jane Austen

Folheando ABADIA DE NORTHANGER, de Jane Auste

Folheando ABADIA DE NORTHANGER, de Jane Austen

Folheando ABADIA DE NORTHANGER, de Jane Auste

Resenha: A Abadia de Northanger, de Jane Austen

Resenha: A Abadia de Northanger, de Jane Aust

Abadia de Northanger (Jane Austen) | Tatiana Feltrin

Abadia de Northanger (Jane Austen) | Tatiana


Estatísticas

Desejam1.804
Trocam40
Avaliações 4.0 / 6.069
5
ranking 35
35%
4
ranking 40
40%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

5%

95%

Thiago Dantas
cadastrou em:
19/01/2009 19:14:31