Vão livre

Vão livre Tomas Rosenfeld


Compartilhe


Vão livre





Um jovem casal holandês decide mudar com as duas filhas pequenas para São Paulo e construir na metrópole uma “casa dos sonhos”. A partir desse enredo simples, Tomas Rosenfeld constrói uma trama irresistível, em que a sensibilidade e o olhar aguçado do autor sobre os relacionamentos pessoais não só despertam no leitor uma empatia para com os protagonistas, como o levam, também, a empreender, naturalmente, uma espécie de autoanálise. O que estou fazendo com minha vida? Aonde vou? Aonde vamos?

Embora jovem, Kees já dispõe de muito dinheiro, obtido com a venda de sua empresa. Mas o que poderia ser um trunfo se mostra, na verdade, uma armadilha. Karin, designer de joias, não quer saber dessa fortuna. E cada um dos dois tem um passado a justificar os obstáculos que a empreitada - novo país, nova escola para as filhas, nova língua, novos dramas - encontra pelo caminho, conturbação que Rosenfeld introduz aos poucos, com maestria, sutilmente, lançando mão de uma delicadeza só alcançada por quem trata as palavras - e os personagens - como cristais.

Não há, aqui, nada de caricatural. A objetividade de Kees é turva; a subjetividade de Karin é concreta. Se o veterano e sábio arquiteto contratado pelo casal para projetar a bela casa à beira de uma represa surge como uma figura espiritual capaz de elevar e materializar o sonho, a visão sóbria, cáustica e realista do autor recusa a ideia do conto de fadas. Alternando os narradores - ora Kees, ora Karin -, Rosenfeld arquiteta, aqui, um enredo marcado por encontros e desencontros, pela busca simultânea e utópica por liberdade e proteção.

O vão livre do título, ao abrir possibilidades ilimitadas de interpretação, joga com o espaço vazio e ao mesmo tempo preenchido, expressando na escrita do autor aquilo que se quer, aquilo que se sonha junto ou separadamente, aquilo que se ergue na alegria - mas também aquilo que falta, aquilo que dói e fere, aquilo que enseja temor e dúvida. A vida real, enfim."

Bernardo Ajzenberg

Ficção / Romance

Edições (1)

ver mais
Vão livre

Similares


Resenhas para Vão livre (1)

ver mais
Tomas Rosenfeld - Vão livre

Editora Reformatório - 180 Páginas - Imagens de capa e interna: Tânia Ralston - Design e editoração eletrônica: Negrito Produção Editorial - Lançamento: 2019 Um jovem casal holandês, Kees e Karin, decide assumir um inusitado desafio, doar todo o dinheiro acumulado na curta carreira profissional de Kees, então com trinta e quatro anos, e iniciar uma nova vida fora da Holanda com as duas filhas pequenas, reservando apenas os recursos necessários para a compra de uma casa em São Paulo.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 4
5
ranking 0
0%
4
ranking 75
75%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

80%

20%

João gregorio
cadastrou em:
05/05/2019 21:33:36
Jenifer
editou em:
06/09/2019 20:10:39