Apresentação da poesia brasileira

Apresentação da poesia brasileira Manuel Bandeira


Compartilhe


Apresentação da poesia brasileira





Para apresentar nossos melhores poetas ao leitor estrangeiro, Manuel Bandeira preparou este volume que, na verdade, são dois livros em um.

A primeira parte traz um panorama crítico dos poetas, escolas e movimentos que marcaram a poesia no país, de José de Anchieta ao Concretismo. Leitor atento dos clássicos e dos novos poetas, Bandeira revaloriza obras esquecidas, acompanha com interesse a produção dos nomes que despontavam, como Drummond e Vinicius, faz questionamentos às vezes polêmicos, mas sempre marcados pela erudição e graça de sua prosa. A segunda parte se organiza como uma antologia, gênero em que, nas palavras de Antonio Candido, Bandeira se tornou perito: 125 poemas de 55 poetas, dos grandes clássicos como a "Canção do exílio" e o "Navio negreiro" aos achados bandeirianos como os bissextos Pedro Nava e Pedro Dantas, chegando até Augusto de Campos e Ferreira Gullar, então com vinte e poucos anos de idade. A edição, pensada tanto para o especialista como para o estudante, traz seleção iconográfica da Biblioteca de José Mindlin e posfácio de Otto-Maria Carpeaux.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
Apresentação da poesia brasileira
Apresentação da Poesia Brasileira

Similares

(20) ver mais
Ismália
Antologia da literatura fantástica
A novela no início do Renascimento
Antologia poética

Estatísticas

Desejam43
Trocam4
Avaliações 4.3 / 52
5
ranking 56
56%
4
ranking 31
31%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

45%

55%

Fernando
editou em:
30/10/2022 09:55:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR