Os Velhos Marinheiros

Os Velhos Marinheiros Jorge Amado


Compartilhe


Os Velhos Marinheiros


ou Capitão de Longo Curso




Num belo dia de 1929, chega à estação de trem de Periperi — um pacato vilarejo de veraneio na periferia de Salvador — um personagem singular, vestindo túnica de oficial da marinha mercante: comandante Vasco Moscoso de Aragão, capitão- -de-longo-curso. Aos sessenta anos, ele se declara cansado de navegar mundo afora e diz que veio para ficar.

Logo se torna figura de destaque na comunidade local, composta quase exclusivamente de aposentados, encantando a todos com seus relatos de aventuras românticas e exóticas. Ou a quase todos. Um grupo de cidadãos enciumados com o prestígio do recém-chegado questiona a veracidade das histórias e até mesmo sua condição de comandante.

O fiscal aposentado Chico Pacheco, líder dos questionadores, empreende uma investigação implacável em Salvador e volta com a bombástica notícia de que Aragão é uma fraude: não passa de um velho boêmio, que torrou nos bordéis e cabarés o patrimônio do avô português, comerciante de secos e molhados. Seu título de capitão-de-longo-curso fora obtido por meio de corrupção e malandragem.

Quem estará com a razão? O comandante ou seus detratores? O tira-teima definitivo se apresenta na forma de uma última missão para a qual o comandante é convocado: levar ao porto de chegada um navio cujo capitão morrera em alto-mar.

O romance foi publicado originalmente em 1961, no volume Os velhos marinheiros — Duas histórias do cais da Bahia, que incluía a novela A morte e a morte de Quincas Berro Dágua.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (14)

ver mais
Capitão de Longo Curso
Os velhos marinheiros ou O capitão-de-longo-curso
Capitão de Longo Curso
Os velhos marinheiros ou O capitão de longo curso

Similares

(13) ver mais
Farda Fardão Camisola de Dormir
Dona Flor E Seus Dois Maridos
A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua
Terras do Sem Fim

Resenhas para Os Velhos Marinheiros (8)

ver mais
Capitão ou malandro? Quem é Vasco Moscoso de Aragão?
on 8/7/12


Em uma pequena e pacata vila costeira da Bahia a chegada do Capitão Vasco Moscoso de Aragão levanta os ânimos dos velhos moradores e enche de ciumes aqueles que se ressentem com o grande prestigio alcançado pelo forasteiro. Ostentando o título de Capitão de Longo Curso, Vasco se torna a principal figura da localidade com a narração de suas aventuras pelos quatro mares. Porém, Chico Pacheco, um dos moradores vê, no velho capitão, um embuste e tenta de todas as formas provar que seu títu... leia mais

Estatísticas

Desejam78
Trocam14
Avaliações 4.0 / 354
5
ranking 36
36%
4
ranking 36
36%
3
ranking 22
22%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Luiz Gustavo
cadastrou em:
21/01/2009 20:23:29