Cartas a um Jovem Contestador

Cartas a um Jovem Contestador Christopher Hitchens


Compartilhe


Cartas a um Jovem Contestador





"Cartas a um Jovem Contestador" é um balde de água fria na cabeça dos que não vêem outra saída para os problemas contemporâneos senão seguir as tendências em voga na mídia, as diretrizes cegas das religiões ou das vozes do consenso.

Em um diálogo provocativo e erudito feito para um jovem imaginário, o autor discorre sobre a importância do pensamento, da argumentação e da autodeterminação para resguardar-se do imperativo senso comum divulgado pela mídia, pelas igrejas, pelo poder estabelecido e pelas grandes ideologias.

Oferece métodos dialéticos de persuasão com passionais explicações para todos que se sintam compelidos a levar uma vida de não-conformidade e dissidência. Sugere as idéias contidas nas obras de Zola, Freud, Marx, Orwell e Forster e observa: "Somente um conflito aberto de idéias e princípios pode produzir clareza".

Influenciados pelos grandes idealistas do passado, como Zola, Jaurès e Debs, e apoiado em sua própria experiência na luta contra a Guerra do Vietnã, contra a guerra nos Bálcãs e contra a imposição de idéias e condutas políticas de setores poderosos da mídia, Hitchens aborda com elegância e profundidade questões de extrema atualidade. Leitura importante para os jovens que mantêm como prioridade a visão crítica do mundo e a integridade moral.

Filosofia / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Cartas a um Jovem Contestador

Similares


Resenhas para Cartas a um Jovem Contestador (0)

ver mais
Uma ode ao pensamento crítico e ao questionamento honesto
on 15/11/17


"Cartas a um jovem contestador" do escritor e jornalista Christopher Hitchens, infelizmente falecido poucos anos atrás. Na obra, Hitchens trata basicamente do conformismo, de como ter um livre pensamento em um mundo recheado de racismo, intolerância, fanatismo (religioso e político), etc. De forma precisa, Hitchens expõe seu pensamento para um hipotético aluno. Abaixo deixo um trecho do livro e um link para uma resenha. "Não confie na compaixão; prefira a dignidade para você e para ... leia mais

Estatísticas

Desejam77
Trocam1
Avaliações 3.8 / 55
5
ranking 40
40%
4
ranking 20
20%
3
ranking 25
25%
2
ranking 13
13%
1
ranking 2
2%

59%

41%

Raquel T Moura
cadastrou em:
23/01/2009 05:13:45
Marcelo Catanho
editou em:
08/10/2017 09:48:21