Vida e época de Michael K

Vida e época de Michael K J. M. Coetzee




Vida e época de Michael K





Negro, pobre, feio e sem ninguém no mundo - sua mãe acaba de morrer -, Michael K vaga pela África do Sul convulsionada pela guerra civil. Obrigado a esconder-se da polícia, ele vive à deriva em estradas, fazendas abandonadas, cavernas ou num campo de trabalhos forçados.







Michael K alimenta-se de raízes, insetos e, excepcionalmente, de um cabrito que consegue afogar num açude. Dorme em abrigos improvisados ou ao relento e supera a tontura, a ânsia e a letargia. Preso pelo exército, sucumbe às atividades físicas que seu corpo esquálido é incapaz de suportar. Mesmo assim, foge.







Pouco a pouco, vai se destituindo dos elementos que o ligam ao mundo exterior, até ver-se reduzido a uma existência em que a realidade parece escorrer-lhe pelos poros. A certa altura, o narrador do livro conclui: "Um homem tem de viver de modo a não deixar sinal da sua vida. Foi a isso que se chegou".







Há, contudo, mais que a nota pessimista no processo de animalização por que passa o protagonista. Sua trajetória permite supor que o contato direto com o mundo em volta não apenas contribui para o desenvolvimento de uma vida interior, como parece o único refúgio possível num tempo dominado pela irracionalidade e pela barbárie.

Edições (2)

ver mais
Vida e época de Michael K
Vida e época de Michael K

Similares


Resenhas para Vida e época de Michael K (4)

ver mais
Feliz Ano Novo Michael K. Para sempre.
on 31/12/13


J. M. Coetzee tem um estilo seco, contido e profundo ao mesmo tempo. Um Graciliano Ramos de uma outra era. Sua sobriedade e economia fazem-no certeiro no que interessa: revelar o íntimo de um personagem, quase sempre em queda ou a caminho de um encontro consigo mesmo. É assim no brilhante e tocante romance "Vida e Época de Michael K." A vida não sorriu para o nosso Michael, e nem por isso ele ficou prostrado "no trono de um apartamento/Com a boca escancarada/Cheia de dentes/Esper... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam1
Avaliações 4.1 / 89
5
ranking 48
48%
4
ranking 29
29%
3
ranking 15
15%
2
ranking 4
4%
1
ranking 3
3%

59%

41%

jota
cadastrou em:
23/01/2009 09:44:23