Passados mais de 10 anos da entrada em vigor da Lei n° 10.639_2003, o quadro ainda é preocupante. Muitos municípios ainda não incorporaram nos currículos escolares conteúdos que tratam da história e da cultura afro-brasileiras e indígenas. Além disso, boa parte dos professores em exercício da profissão permanecem sem formação específica com cursos que orientam para a implementação da lei. Por isso, a Fundação Vale considera uma ação importante formar e difundir o conhecimento sobre essa temática, para professores e gestores.
Está publicação foi elaborada com base nas discussões realizadas no curso de extensão universitária sobre a temática étnico-racial, realizada por meio de parceira entre a Fundação Vale e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): traz conteúdos sobre as histórias da África e da presença dos negros no Brasil; discute a educação e as relações étnico-raciais no cotidiano escolar; e oferece indicações bibliográficas e exemplos práticos de atividades inspiradoras que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Fruto da crença da Fundação Vale no potencial de educadores e educadoras que, em seu fazer diário, são capazes de contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais igualitária, este material apresenta caminhos para a superação dos desafios, em prol de uma escola mais acolhedora e mais diversa.
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