Introdução Assumida de uma forma já bastante consensual pela comunidade de investigadores e educadores a existência de crianças que apresentam elevadas capacidades, ditas sobredotadas ou com caraterísticas de sobredotação, a questão central nos nossos dias passa pela sua sinalização e descrição, pela nossa compreensão da forma como funcionam em termos cognitivos e em termos de aprendizagem, e, mais ainda, pela identificação das medidas a implementar tendo em vista um apoio efetivo ao seu desenvolvimento psicológico e aprendizagem escolar.
Este quarto livro sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) & Criatividade incide sobre os Processos afetivos e cognitivos. Cada vez mais, pensar nos processos essencial para a compreensão do que ser superdotado e talentoso. Os processos permitem compreender o que se passa nas vidas destas crianças e adolescentes para que, enquanto educadores, possamos proporcionar lhes o bem estar e a autonomia a que todo o humano tem direito. Em português e espanhol, vários autores de renome internacional deixamos os seus estudos e reflexões sobre esta tão importante tema¡tica. Atender as altas capacidades , hoje, defender o direito a diferença e a vida de tantas crianças e adolescentes cujo potencial tem sido vetado ao abandono durante demasiadas décadas. Hoje em dia considera-se que a criatividade e o pensamento critico que são tão característicos dos superdotados e talentosos são competências fundamentais para fazer face ao futuro. A leitura de livros como este ajuda nos a compreender, valorizar e apoiar estas características e, em última analise, a tornar o futuro destas crianças - e o nosso - mais adaptado
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