A Cultura do Papel

A Cultura do Papel José Mindlin
Hélio Jaguaribe




PDF - A Cultura do Papel


O papel é, na realidade, o outro do homem. A materialização do vazio necessário onde o homem deposita seus sonhos, suas idéias, suas experiências e suas descobertas. Atrelado à escrita alfabética e á técnica (com a invenção dos tipos móveis), o papel, na forma livro, adquiriu uma dimensão que fez com que o homem se desprendesse mais intensamente da imediatez do mundo, lançando-o em um universo mediatizado pela cristalização do saber. Esse universo é todo povoado por palavras, a ponto de nos esquecermos de que é o branco - o vazio do papel - que nos permite a leitura. |...| [Conteúdo]:
Apresentação de Marcio Doctors (Curador da Fundação Eva Klabin Rapaport). -- Ciclo de conferências "A Cultura do Papel"; O Significado do Papel para a Cultura - Helio Jaguaribe.
-- A EVOLUÇÃO DO LIVRO DO SÉCULO XV AO SÉCULO XX - José Mindlin.
-- DA SACRALIDADE DO PERGAMINHO À ESSÊNCIA INTELIGÍVEL DO PAPEL - Ana Virginia Pinheiro. -- PAPEL, "LÍNGUA GRÁFÍCA" (graphic language WENYAN) E IMPRESSÃO NA CHINA - Ricardo Joppert.
-- ARTE SOBRE PAPEL: DA GRAVURA CHINESA ÀS IMAGENS DO COMPUTADOR - Fayga Ostrower.





A Cultura do Papel

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.