A Disciplina do Amor

A Disciplina do Amor Lygia Fagundes Telles




PDF - A Disciplina do Amor


“No princípio era o caderno”, diz logo no início do livro o título de um dos fragmentos, referindo-se aos tradicionais diários das moças de antigamente. Espécie de paródia amadurecida de um discurso da intimidade juvenil, o livro estende sobre o mundo um olhar atento, às vezes desencantado, mas sempre compreensivo e terno, na busca incessante da única hipótese de sabedoria cabível nos tempos modernos: “controlar essa loucura razoável”, seguindo o exemplo da “disciplina indisciplinada” dos apaixonados.
Ao publicar A disciplina do amor , em 1980, Lygia Fagundes Telles já era a consagrada autora de três romances e dez coletâneas de contos. Apesar de seu êxito como romancista, muitos críticos tinham apontado a ficção curta como o território de maior maestria da escritora. Agora ela ressurgia experimentando uma escrita mais livre, que despreza as fronteiras entre a ficção e a realidade, a invenção e a memória, o conto e o relato autobiográfico. Estava lançado o desafio à separação rígida dos gêneros literários. O resultado foi um dos livros mais bem-sucedidos da autora, vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), agora em nova edição, revista pela autora.





A Disciplina do Amor

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Disciplina do Amor (10)

ver mais
A busca pela essência


'A Disciplina do Amor', de Lygia Fagundes Telles é um livro de fragmentos. E, como ela mesma diz em um deles, que podem não aparentar uma ligação, mas ela (a autora) é a linha que os une. E isso basta. O livro fala de sua viagem para a China, seu medo de avião, seu medo de dentista, sobre sua infância, sobre amor, sobre desamor, sobre marrecas selvagens, sobre disco voador, sobre qualquer coisa que lhe venha. Mas, sobretudo, seu livro trata da existência. Feminista assumida (desde peq...