Inferno

Inferno Dante Alighieri




PDF - A Divina Comédia


Ao contrário do que parece dos usuários do Skoob, A Divína Comédia tem uma versão de 2 Volumes, a qual eu possuo, e esse é o cadastro do primeiro, O Inferno.

O Inferno relata uma odisséia pelo mundo subterrâneo para onde se dirigem após a morte, segundo a crença cristã, aqueles que pecaram e não se arrependeram em vida. A viagem, relatada em 4720 versos rimados em tercetos, é realizada pelo próprio Dante guiado pelo espírito de Virgílio - famoso poeta romano dos tempos de Júlio César. A geografia do mundo e do reino dos mortos reflete as crenças vigentes na Idade Média. A Terra, esférica, era o centro do Universo segundo a cosmologia de Ptolomeu. Três continentes eram conhecidos: Ásia, África e Europa, e acreditava-se que eles ocupavam somente um dos hemisférios da Terra. Todo o hemisfério oposto era coberto de água. Na mitologia de Dante, a única exceção era o pólo oposto à cidade de Jerusalém, que ficava no meio do oceano. Lá havia uma ilha em cujo centro despontava uma única e enorme montanha - o monte do Purgatório. Além das crenças cristãs da época, o poema de Dante também foi influenciado por vários outros poemas épicos que precederam a Comédia. Monstros avernais e outras figuras mitológicas gregas e romanas que apareceram nas obras de Homero, Virgílio e Ovídio, ressurgem no Inferno de Dante ora como condenados ora como seres responsáveis pelo funcionamento de algum "serviço" mantido no reino de Lúcifer. A viagem narrada pelo poema acontece na semana santa do ano de 1300. Naquela época, Dante era um atuante político florentino prestes a ser eleito, dois meses depois, como um dos priores (governadores) da cidade de Florença. Porém, em menos de um ano, Dante foi exilado e expulso da cidade. O Inferno, escrito no exílio, faz referência a vários fatos históricos que aconteceram em 1300 e depois, através de profecias de almas condenadas no Inferno, que vêem o futuro. Para compreender o Inferno de Dante é preciso conhecer um pouco da política de Florença e das crenças e costumes da Idade Média. É importante também conhecer a vida de Dante, suas atividades e os motivos do seu exílio. Isto é apresentado em uma seção especial sobre a vida do poeta. Em várias partes do seu texto, Dante menciona personalidades pelo apelido ou pelo primeiro nome. A maior parte dessas pessoas eram conhecidas pela população da Itália na sua época. Hoje, 700 anos depois, é impossível saber quem era ''Buoso'' ou ''Francesco'' sem consultar as notas dos primeiros dantistas como Boccaccio e Andrea Lancia (Ottimo Commento). Notas explicativas, compiladas a partir de diversas fontes, estão presentes nesta edição e foram vinculadas ao texto principal através referências de hipertexto. Além das explicações sobre personagens e fatos históricos, as notas também contém interpretações de símbolos do Inferno. Um glossário oferece referências cruzadas à todas as explicações indexadas.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/classic-literature/1619776-divina-com%C3%A9dia-inferno/#ixzz1MZ6nB4xJ





Inferno

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Inferno (1)

ver mais
Dante Alighieri não poderia ter escrito algo melhor.


Sinceramente, no começo eu pensei em abandonar o livro, por conta do português mais complicado, as notas de rodapé longas e os diálogos complexos. Mas, se você realmente se dedicar a leitura e tentar entender as entrelinhas, você descobre uma nova perspetiva de vida. Na qual Dante dá vários tapas nos leitores com lições de vida que muitas vezes nós nem paramos pra pensar. O valor desse livro, não é apenas pelo preço, ou antiguidade da obra, mas sim pela verdade a qual Dante escreve e e...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR