A educação de uma criança sob o protetorado britânico

A educação de uma criança sob o protetorado britânico Chinua Achebe




PDF - A Educação de Uma Criança Sob o Protetorado Britânico


Os ensaios aqui reunidos oferecem um panorama dos múltiplos interesses e vivências do nigeriano Chinua Achebe, um dos maiores escritores africanos da atualidade cujo humanismo incondicional aponta caminhos para a superação de problemas de seu continente.

Em 1958, aos 28 anos, Chinua Achebe publicou seu primeiro e mais importante romance, O mundo se despedaça. Marco inicial da literatura moderna de seu país, o livro foi traduzido para mais de quarenta idiomas e vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. Impulsionado pelo êxito internacional, Achebe publicou poemas, contos e crítica.

Esta coletânea da vertente ensaística de sua longa carreira reúne textos apresentados em palestras, conferências e homenagens a outros escritores.

Achebe passa em revista momentos decisivos de sua relação com a criação ficcional, a política e a cultura. Ele também discute livros de escritores ocidentais estreitamente ligados aos temas do colonialismo e da diáspora africana: Joseph Conrad, Richard Wright, James Baldwin, entre outros. A crítica do colonialismo europeu e a análise de suas catastróficas consequências perpassam todos os ensaios reunidos, sem contudo impregná-los de pessimismo. Ao contrário, o humanismo incondicional de Achebe aponta possíveis caminhos para a superação dos eternos problemas do continente africano.





A educação de uma criança sob o protetorado britânico

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A educação de uma criança sob o protetorado britânico (1)

ver mais
A História da África, por Chinua Achebe


Chinua Achebe é um dos mais conhecidos expoentes da literatura africana. Nigeriano nascido em 1930, vivenciou um dos períodos mais turbulentos da história do continente, pois até 1960 o território era um protetorado britânico, de modo que a luta pela independência, tanto da Nigéria como de países vizinhos – entre os quais Gana é uma referência – estivesse atingindo seu sangrento ápice na época em que Chinua crescia. O autor nasceu na aldeia de Ogidi, de origem Igbo, um grupo étnico que...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR