A ética protestante e o "espírito" do capitalismo

A ética protestante e o "espírito" do capitalismo Max Weber




PDF - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo


A ética protestante e o "espírito" do capitalismo é para para sociologia o que a A origem das espécies, de Darwin, é para a biologia, ou A interpretação dos sonhos, de Freud, para a psicanálise: um livro inaugural, um marco ao qual sempre convém retornar. Publicado pela primeira vez em 1904-5 e ampliado pouco antes da morte do autor, em 1920, este instaurou uma nova maneira de compreender o capitalismo — como cultura. Num texto breve e de escrita límpida, Max Weber identificou a gênese da cultura capitalista moderna nos fundamentos da moral puritana. O método exemplar e o rigor da análise que se veem aqui fizeram de Weber um dos três grandes pilares da sociologia moderna, ao lado Émile Durkheim e Karl Marx. Esta edição, traduzida do alemão por José Marcos Mariani de Macedo e coordenada pelo sociólogo Antônio Flávio Pierucci, traz as alterações feitas pelo autor entre 1904 e 1920 assinaladas e comentadas, num trabalho editorial que procura estar à altura deste grande clássico das ciências humanas.





A ética protestante e o "espírito" do capitalismo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A ética protestante e o "espírito" do capitalismo (22)

ver mais
A ética protestante e o espírito do capitalismo


Tese fundamental na área de ciências socias, embora, infelizmente, muitos lêem a tese de Weber sem antes entender o contexto da teologia calvinista, o ambiente político da renascença e, principalmente, as quebras de paradigmas teológicos. Primeiro devemos compreender que mudanças lentas, mas graduais começam na Idade Média: o intelectual escolástico começa a ceder lugar para o moralista humanista, as Artes Liberais e Artes Mecânicas começam a se entrelaçar, por exemplo: temos Mchela...